Fazendo parte da programação da Semana do Homem Pantaneiro, aconteceu na noite da última terça-feira (12/11), na Sala das Sessões Josefa Gonçalves, plenário da Câmara Municipal de Vereadores, a Sessão Especial para entrega de Títulos Honoríficos (Honoris Causa) para homens que representam os principais defensores do maior patrimônio natural da humanidade, o Pantanal de Poconé (104 km de Cuiabá).
O ato foi realizado através de parceria envolvendo a Academia Lítero-Cultural Pantaneira (ACADEPAN), Prefeitura Municipal de Poconé, Câmara Municipal de Vereadores e Rotary Clube. A sessão solene foi presidida pelo atual secretário municipal de Turismo e Cultura, o vereador licenciado, Walney de Souza Rosa, que é presidente de honra da Academia Lítero – Cultural Pantaneira (ACADEPAN) e presidente do Rotary Clube de Poconé.
Nesta sessão unificada, além dos homenageados com os Honoris Causa, seus familiares e amigos, estiveram presentes o prefeito Tatá Amaral, representantes da Câmara Municipal de Vereadores, membros do Rotary Clube, da ACADEPAN e da sociedade civil organizada.
Professora Rosana, representou o seu pai Oacyr Correa de Almeida Lobo, e afirmou: “Esses bravos defensores do pantanal precisam ser lembrados e reconhecidos, tendo em vista a importância de nossa origem, obrigado por proporcionar essa linda cerimônia a todos nós”, agradeceu.
Ao receber o título, próximo de completar os seus 97 anos, o servidor público aposentado, senhor Décio de Figueiredo, fez um discurso emocionado que encantou todos que estavam presentes na cerimônia.
O discurso do senhor Décio foi seguido de outros homenageados que expressaram os seus sentimentos ao receberem as honrarias.
Donato Malheiros dos Santos, símbolo da Semana, ao receber a honraria falou sobre sua vida no pantanal e os trabalhos na lida do campo.
Antônio Avelino Paes Proença, agradeceu o reconhecimento e manifestou apoio as atividades da semana dedicada ao homem pantaneiro.
O pantaneiro nascido na barranca do rio, hoje empresário do turismo Jamil Rodrigues da Costa, compareceu ao ato acompanhado de sua família, emocionado discursou; “Pode parecer um simples gesto, mas esta certificação me faz renascer, ampliar forças, para continuar a defender o nosso pantanal, obrigado aos idealizadores, imensurável o sentimento dentro deste peito que pulsa um coração pantaneiro”, finalizou.