Prefeito cumpre 50% das propostas de campanha em três anos de governo

0
63
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Emanuel Pinheiro concentrou ações em educação e infraestrutura, mas em apenas uma área conseguiu cumprir 100% do que está no plano de gestão

REINALDO FERNANDES Repórter

prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) cumpriu nove das 18 promessas feitas em campanha nos três primeiros anos de governo (2017-2019). Ele concentrou as suas ações nas áreas de educação e infraestrutura, mas somente na segunda houve cumprimento total das mudanças propostas.

São três projetos ligados aos serviços de saneamento. O primeiro é a apresentação um plano de construção de estradas vicinais. O projeto Bom Caminho foi implantado em 2017 com foco nos 600 quilômetros de estrada na capital. E até o momento houve serviço em 800 quilômetros, quando levados em consideração os lugares onde houve recorrência.

Os dados são de pesquisa divulgada nesta quinta-feira (2) pelo site G1 e estão relacionados a 1.049 pelos prefeitos, em todo o País, eleitos em 2016. O segundo item na cota eleitoral de Emanuel Pinheiro é o plano para distribuição de redes de água e agosto. Ele foi assinado em junho de 2019 com previsão de que os serviços cheguem a 100% da população até 2024. Hoje, a rede de esgoto atende a 57% das casas.

Outro assunto sobre estrada é um projeto de pavimentação do perímetro urbano. Também lançado em 2017, foi lançado o programa Minha Rua Asfaltada que pavimentou 19 bairros, somando 212 quilômetros.  Na educação e na cultura são cinco propostas, três foram cumpridas integralmente e um parcialmente. O prefeito ampliou vagas na rede pública fundamental de ensino. Sete CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) entregues entre 2017 e 2019 abriram 1.940 novas vagas.

 

Dentro de dois centros a gestão criou duas bibliotecas no ano passado. Também passaram a funcionar nove brinquedoteca, sendo sete nos CMEIs e duas em creches. Ainda foi retomado o projeto Bom de Bola, Bom de Escola.

Mas, a maioria dos CMEIs manteve o tempo de atendimento aos matriculados, mesmo com lançamento do programa Hora Estendida, em 2018. A proposta do prefeito Emanuel Pinheiro era que as crianças pudessem ficar até 1h30 no centro após o término do horário de atividades. Só dois centros de ensino fundamental têm essa condição hoje.

Ainda no papel

As propostas que o prefeito não colocou em prática são para a saúde, segurança pública, habitação, direitos humanos e mobilidade urbana. Para a primeira área foi proposto, em campanha, a criação de um programa de combate ao uso do crack. A intenção seria atender os dependentes químicos e dar apoio aos familiares.

Na segurança pública havia a intenção de implantação da Guarda Municipal e a criação de uma secretaria de segurança e defesa social. Junto a elas, está no programa de governo a conscientização no trânsito, que entrou em vigor em abril de 2018 (“Anjo da Guarda”).

Emanuel Pinheiro ainda propôs a abertura de vagas em cargos públicos para idosos (10%) e jovens (20%). Nenhum foi cumprido.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui