Danos elétricos: saiba como evitar e quando cabe ressarcimento

0
47
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A alta incidência de raios é uma das maiores causas da queima de aparelhos elétricos

A meteorologia indica que podem ocorrer chuvas intensas para este início de ano e com isso aumentam também as descargas atmosféricas, capazes de causar danos dentro da sua casa ou trabalho. Tudo porque o calor e a umidade do ar, em conjunto, contribuem para formação de nuvens de tempestades que estimulam a ocorrência desses fenômenos da natureza.

Previsão divulgada pelo Instituto de Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que esta semana será chuvosa em todo o Mato Grosso. Já o ELAT divulgou previsão também de temporais, com atenção para a região do Araguaia e Cáceres.

“O período entre setembro a março, ou seja, da primavera até o final do verão, é tido como estação chuvosa no Brasil, com formação constante de nuvens do tipo Cumulonimbus – as mais perigosas e que geram raios”, conta a meteorologista do ELAT, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Ana Paula Santos.

Ela explica que o Brasil é campeão em descargas atmosféricas, por ser o maior país da zona tropical do planeta.  Algumas regiões de Mato Grosso apresentam destaque na incidência de raios no Brasil, como é o caso da região metropolitana de Cuiabá, com cerca de 17 descargas/km²/ano. A alta incidência de descargas está associada à fatores climáticos e geográficos – por estarmos em uma área central, onde o clima é mais quente e associado a umidade atmosférica vinda da floresta Amazônica, torna a região mais favorável à formação de tempestades e raios.

Evite danos elétricos com medidas simples

Importante que as instalações elétricas sejam dimensionadas nos padrões e normas brasileiras, principalmente com aterramento adequado. Essa medida garante a qualidade das instalações e a segurança das pessoas. Em caso de tempestades com raios deve-se, sempre que possível, retirar os aparelhos da tomada. Isso vale para eletrodomésticos de forma geral e equipamentos eletrônicos mais sensíveis, comenta o gerente do Departamento de Operação da Energisa, Fábio Lancelotti.

Caso o seu equipamento apresente defeito causado por oscilações na rede elétrica, vale saber em que momento é cabível a indenização do bem e como proceder. “Se a instabilidade na rede danificou o equipamento elétrico é importante seguir alguns protocolos no processo de ressarcimento junto à distribuidora de energia”, complementa o gerente.

Para abrir o chamado, o consumidor tem duas alternativas: entrar em contato com a distribuidora pelo telefone 0800 646 4196 ou, se preferir, ir diretamente até uma agência de atendimento da Energisa, em até 90 dias contatos a partir da ocorrência e protocolar o registro, informando o número da unidade consumidora, da data e horário aproximado do fato. Caso seja necessária a vistoria técnica, o solicitante deve estar presente para receber a equipe durante a visita previamente agendada.

Acompanhe Descargas Atmosféricas em tempo real

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, divulga em tempo real os locais maior incidência de descargas atmosféricas (http://www.inpe.br/webelat/homepage/). É importante estar atento a essas situações.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui