Nobres é reconhecida como ‘Capital Mato-grossense do Ecoturismo Sustentável’

0
25
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

 Isabela Mercuri – Foto: Olhar Conceito

Aquário Encantado

A cidade de Nobres foi reconhecida como capital mato-grossense do Ecoturismo Sustentável, pela lei nº 11.079/2020. O Projeto de Lei nº 425/2019, do deputado Eduardo Botelho (DEM), foi publicado em abril de 2019 e aprovado dia 11 de dezembro. A Lei foi sancionada na última segunda-feira (13).

Dentre as justificativas do deputado, estão a referência em desenvolvimento de atividade ecoturística no estado. Segundo Botelho, o local apresenta “uma variedade de atrativos de beleza sem igual e de forma ordenada, regulados por um Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico; uma Lei Municipal que trata sobre a Política do Turismo; um planejamento estratégico e um Conselho Municipal de Turismo atuante. Através do Termo de Acordo de Cooperação 0012/2019, está servindo como projeto piloto da SEDEC (Secretaria de Desenvolvimento Econômico – MT) quanto à implantação do Sistema Eletrônico “Voucher Tur”, uma ferramenta que auxiliará aos municípios e governo do estado quanto à manutenção de informações e controle no que tange à questões fiscais e ambientais inerentes ao turismo”.

Nobres, e especialmente o distrito de Bom Jardim, é conhecida por suas cachoeiras, cavernas, sítios arqueológicos, portos pesqueiros, locais de mergulho, passeios, trilhas em serra e locais para banhos. Assim é Nobres, assim está o município de Nobres, com uma área de cerca de 37.000 hectares, pertencente às comunidades indígenas da etnia bakairi nas aldeias de Santana e Nova Canaã. Sendo assim, dada a relevância do tema tratado, acreditamos que os Nobre Pares e aprovarão este projeto, engrandecendo o turismo no Estado de Mato Grosso”, diz a justificativa do Projeto.

A cidade foi habitada por povos indígenas da nação Bakairí. Uma das principais atrações é a Lagoa Azul, localizada a 52 km da sede municipal. O espaço ainda se desenvolve na cadeira produtiva do agronegócio, com a produção e distribuição de alevinos e de peixes, na agricultura familiar e no setor terciário, com estabelecimentos comerciais, restaurantes, lanchonetes, padarias, pousadas, escritórios contábeis, imobiliárias, construtoras, transportadoras coletivas e de cargas; agências de viagem para o turismo; oficinas mecânicas e autoelétricas; clínicas odontológicas; clínicas médicas; hospital privado; escritórios de advocacia; postos de gasolina; escolas privadas; rede bancária; de informática e atividades comerciais diversas.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui