Bem Vindo ao site Poconé On Line o Portal Internacional do Pantanal. email luisfernando@poconeonline.com
Poconé - MT, 19 de Novembro de 2018, 21h40   |   Tempo: Mín. ºC | Máx. ºC
Facebook WhatsApp
(65) 9998-1070

FÓRUM REUNIU REPRESENTANTES DE TODOS OS MUNICÍPIOS PANTANEIROS PARA ESCREVER A CARTA DE INTENÇÃO

PUBLICADA CARTA DE INTENÇÃO EM DEFESA DO PANTANAL E DO HOMEM PANTANEIRO

866 visualizações
Por: Assessoria
Fonte: 4° Poder
As leis para o pantanal precisam considerar o homem e a relação entre Planalto e Planície. Modelos que compense quem está produzindo no pantanal de maneira tradicional e sustentáveis, defende o secretário do Fórum, vereador Walney Rosa, idealizador do encontro.
Participantes do Fórum
Participantes do Fórum
Foto de Secom Prefeitura Poconé
carta-de-inten-o.pdf
(788,44 Kb)

A carta intitulada CARTA DE INTENÇÃO EM DEFESA DO PANTANAL E DO HOMEM PANTANEIRO foi publicada na ultima terça-feira 12 de junho e tornasse uma “Bíblia” para os municípios pantaneiros no estado e Mato Grosso.

O documento é um plano de ação para o pantanal. A carta é o resultado do Fórum pelo pantanal que ocorreu em Poconé, no dia 6 de junho e recebeu doutores, ambientalistas, autoridades de todos os setores e representantes dos municípios pantaneiros, contando com a participação de estudantes e acadêmicos para formalização do texto final da carta. Na ocasião cinco mesas de debate foram realizadas em defesa do meio ambiente e do homem pantaneiro.

“As leis para o pantanal precisam considerar o homem e a relação entre Planalto e Planície. Modelos que compense quem está produzindo no pantanal de maneira tradicional e sustentável”, defende o secretário do Fórum, vereador Walney Rosa, idealizador do encontro.

Na declaração antecedendo as propostas consta o texto: “Nós, autoridades eletivas e representantes do povo do Vale do Pantanal no estado de Mato Grosso, representantes dos municípios de: Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Barão de Melgaço, Cáceres, Santo Antonio de Leverger, Várzea Grande e Cuiabá, profissionais da educação, estudantes, ambientalistas, empresários, cidadãos, reunidos na sede da Câmara dos Vereadores do Município de Poconé, no dia 06 de junho de 2018, no momento em que o país comemora a semana do meio ambiente, decidimos nessa data sobre os nossos Objetivos e Planos em Defesa do Pantanal e do Homem Pantaneiro".

A Carta teve prazo de cinco dias para receber mais sugestões e aperfeiçoá-las desde a sua composição, sendo finalizada em 12 de junho, em seguida os secretários do Fórum: Vereador Walney Rosa (FUNDAÇÃO VERDE HERBERT DANIEL), Silvana Dias de Campos (INSTITUTO AMBIENTAL AUGUSTO LEVERGER), Adalberto Antonio Pagiolli (ROTARY CLUBE DE POCONÉ), Danielle de Assis Carvalho - Secretária de Meio Ambiente Poconé e Manoel Salvador Pereira - Secretário de Turismo e Cultura de Poconé, seguirão para protocolo no Governo do Estado e Assembléia Legislativa.

Está previsto visita de uma comissão reunindo representantes dos municípios pantaneiros até Brasília para entrega da carta ao Ministro de Meio Ambiente.

Entre as propostas está desde a “Criação de aporte financeiro específico para os municípios pantaneiros protetores do Bioma Pantanal, como forma de compensação financeira” até “Que as leis ambientais (proteção ecológica do bioma pantaneiro) sejam aplicadas severamente nas cabeceiras das águas que deságuam no pantanal”.

Uma cobrança recente feita ao Secretário de Meio Ambiente do Estado Andre Baby e Comissão de Meio Ambiente da AL-MT foi “Que o Governo do Estado e Assembléia Legislativa possam implantar Lei estadual que ofereça compensação aos municípios pantaneiros pelo recebimento do lixo depositado nos rios que são conduzidos ao pantanal”, outra reivindicação da carta é “Que a Secretaria de Estado e Meio Ambiente (SEMA) providencie com urgência orientação para as prefeituras das cidades pantaneiras implantarem (e como procederem) a criação de Cemitérios Públicos VERTICAIS (ecologicamente correto)”.

Todo teor da Carta está em anexo e é um documento público onde toda a sociedade pode ter acesso.