Adequação de espaço para artesãos

0
366
TRAVESSA DA CULTURA na Praça Bem Rondon em Poconé
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

LEI 1.934 CRIA TRAVESA DA CULTURA

LEI 1.972, autoriza pessoas e empresas: DISPÕE SOBRE O PROGRAMA “ADOTE UMA PRAÇA”.

Depois de vários presentes ganhos no aniversário de Poconé em 2020, o vereador licenciado Walney Rosa ainda busca mais benefícios para o poconeano.

Uma iniciativa do parlamentar, desde o inicio de sua legislatura, foi propor adequação para a ocupação dos espaços públicos tornando-os mais hospitaleiros.

Walney apresentou projeto de lei em 2018, tornando a Travessa, até então sem nome oficial, que liga a Praça Bem Rondon à Rua Coronel Teófilo as margens da Praça Bem Rondon entre a Agência Bancária Sicred e o Prédio que foi sede da Casa da Cultura, no centro da cidade de Poconé-MT, denominando-a a partir de então em toda sua extensão de “TRAVESSA DA CULTURA”.

Em seguida Walney apresentou a lei municipal nº 1.972, que foi aprovada e sancionada em 19/11/2019, com o título “DISPÕE SOBRE O PROGRAMA ‘ADOTE UMA PRAÇA’”.

O Programa tem por objetivo promover parcerias entre o poder público e a iniciativa privada, para urbanização, manutenção e conservação de logradouros públicos, no Município de Poconé, e é assim que Walney está conseguindo a reforma da praça da entrada da cidade que se chama “Praça do Rotary”, numa parceria com a empresa BKP.

Porem os efeitos da Lei considera todos os tipos de logradouros públicos: Parquinhos infantis; Academias populares; Rotatórias; Canteiros; Jardins; Praças; Áreas de ginásticas e lazer; e Afins.

A meta agora é que a proposta seja aceita pelo Sicred (agência de Poconé) ou Cooperativa dos Mineradores, para que um se interesse em auxiliar na adequação do espaço “Travessa da Cultura”. “É o povo que será beneficiado, tenho certeza”, diz o parlamentar.

A lei municipal ainda permite veiculação de publicidade no logradouro público adotado, por parte da pessoa física ou jurídica conveniada e a divulgação da parceria na imprensa e em informes publicitários envolvendo a área objeto do convênio.

SOBRE A TRAVESSA DA CULTURA:

A cultura da região pantaneira em especial de Poconé possui várias influências, formada desde o contato dos indígenas com os primeiros desbravadores, sendo eles bandeirantes que vieram procurando ouro em nossa localidade ou mesmo os negros escravos que pela região do pantanal ficaram perpetuando manifestações afrodescendentes.

Toda essa mistura ainda é preservada por nossa gente. Exemplo disso é nossa fé, história, folclore que se manifesta em nossa gastronomia, e artesanato entre outras coisas bem como em nossas ruas estreitas, nossas travessas curtas, quase ruelas.

Entre essas localidades históricas está a Praça Bem Rondon e a Travessa ora nominada.

Depois de receber apelido pejorativo, a partir de 1996 a referida Travessa passou a ser chamada de Travessa da Cultura, tendo em vista que a Casa da Cultura (Centro Cultural) teve sua sede no prédio as suas margens.

Apesar do Centro Cultural ou Casa da Cultura ter mudado de endereço, a referência permaneceu até os dias de hoje.

Assim sendo, foi considerado merecedora do recebimento desta singela homenagem e por isso foi aprovada pela câmara dos vereadores e sancionada pelo prefeito municipal como “TRAVESSA DA CULTURA”.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.