CUIABÁ 301 AN0S – Roberto Campos

0
52
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

POLÍTICA

Roberto de Oliveira Campos nasceu em Cuiabá no dia 17 de abril de 1917. Era figura respeitada mundialmente.

Formado em Filosofia e Teologia, economista, professor, diplomata, escritor e político, Roberto Campos foi cidadão do mundo.

Nos Estados Unidos foi embaixador e fez mestrado em Economia na Universidade George Washington, em Washington, e em seguida fez doutorado na Universidade de Columbia, em Nova York. Participou da criação do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FM).

Roberto Campos foi embaixador em Londres. Integrou o ministério do presidente Castelo Branco e foi o único ministro que se recusou a assinar o Ato Institucional que cassou os direitos políticos e o mandato de senador por Goiás de Juscelino Kubitschek.

Roberto Campos se elegeu senador por Mato Grosso em 1982,  pelo PDS. Pelo Rio de Janeiro foi deputado federal (1991/94 pelo PDS e 1995/98 pelo PPR).

Imortal da Academia Brasileira de Letras, Roberto Campo escreveu vários livros e publicou artigos nos principais jornais brasileiros e de vários países.

A esquerda o apelidou Bob Fields e o tinha enquanto entreguista, ou seja, ele seria um brasileiro sempre pronto para entregar seu país, na bandeja, ao Estados Unidos. Nem esse rótulo pejorativo abalava seu prestígio internacional.

Graças a ele Mato Grosso implantou o programa Carga Pesada – rodoviário – e Cyborg – de energia elétrica. Carga Pesada assegurou recursos para pavimentar, dentre outras, a BR-163 de Cuiabá a Nova Santa Helena. Cyborg bancou a construção de linhões de energia que interligaram Cuiabá ao sistema nacional.

Morreu no Rio de Janeiro em 9 de outubro de 2001, aos 84 anos.

FOTO: diplomatizzando.com.br

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.