Alunos da UFMT fazem formatura em partida de Minecraft

0
35
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Eduarda Fernandes
Gazeta Digital

Alunos dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, encontraram uma forma criativa e divertida de fazer a formatura em meio ao isolamento social e à proibição de aglomeração. A cerimônia foi realizada dentro do jogo online Minecraft. Quem conhece a plataforma sabe que no mundo dos cubos é possível fazer praticamente de tudo.

A formatura foi transmitida no canal do Youtube do Centro Acadêmico de Computação (Cacomp) para amigos e familiares e teve duração de aproximadamente duas horas. O evento contou com o rito normal de uma formatura, porém alunos, professores estavam cada um em sua própria residência, sentados em frente a um computador e “logados” no jogo, comandando as ações de seus avatares. Avatar é a representação por imagem de si mesmo dentro de um ambiente online, um “bonequinho” com suas características.

Membro do Centro Acadêmico de Ciências da Computação e responsável por organizar o roteiro da formatura, Thiago Ruiz Lobo explica que a idéia partiu dos próprios alunos e teve boa aceitação de formandos e professores. “Na hora tentamos seguir o padrão da cerimônia, a entrada dos alunos de beca, a premiação, os discursos. Tivemos a parte da formalidade, mas também o aspecto do improviso. E tomou uma proporção que não imaginávamos. Acho importante para a comunidade acadêmica no sentido de perceber que mesmo nesse momento de pandemia, que não sabemos quando vamos voltar, que há de realizar essa cerimônia de uma maneira. eu diria, até engraçada”, conta ao .

Thiago explica que a construção do espaço onde o evento foi realizado, dentro do jogo, ficou a cargo de duas ou três pessoas do Centro Acadêmico, e tudo foi concluído em 12 horas de empenho no jogo. Colaram grau 15 alunos do curso de Ciência da Computação e 11 de Sistema de Informação. Nem todos estavam conectados ao jogo.

Thiago Ventura, professor escolhido como paraninfo de uma das turmas, agradeceu na cerimônia o empenho de todos para a realização do evento. “Fico feliz em ter todos aqui, mesmo numa situação tão atípica como essa, mas que sabemos que é tão importante para vocês alunos. Quero cumprimentar também os familiares e os amigos dos formandos que estão presentes ou assistindo a cerimônia ou que vão assistir futuramente. E é claro que quero cumprimentar também todos vocês formando que já passaram por muita coisa para chegar até esse momento”, disse.

Professora há 25 anos e atualmente diretora do Instituto de Computação, Cláudia Martins conta ao  que achou a idéia inusitada e conta que se divertiu muito no ambiente virtual. “Foi emocionante até, deu para sentir como se estivéssemos realmente em um ambiente juntos. E teve uma repercussão muito grande, divulgamos nas redes sociais e alastrou a divulgação. Nos divertimos muito”, relata.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.