Cáceres forma mais uma turma de Medicina

0
34
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

GERAL

Doutores por antecipação e com muita disposição. É assim que a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realiza na sexta-feira, 29, a solenidade de colação de grau de 31 alunos do sexto e último semestre do curso de Medicina, pra que os mesmos possam entrar na luta contra a pandemia do novo coronavírus.

A solenidade  será presencial na Reitoria no campus de Cáceres, que é sua sede. O ato é homologado por portaria do Ministério da Educação e ratificado pelo Conselho Estadual de Educação. Os novos médicos cumpriram as exigências de residência médica e outros quesitos.

A formatura, por razões de prevenção, será fatiada em três grupos, o que evitará aglomeração. A solenidade será conduzida pelo reitor Rodrigo Bruno Zanin e terá a participação do prefeito de Cáceres Francis Maris e outras autoridades.

MEMÓRIA – Em agosto de 2018 a Unemat formou a primeira turma de Medicina, com 16 alunos; na sequência, outras, com 23 e 21 médicos. Essa será a quarta formatura.

2014 – Alunos e professores da turma pioneira

Cáceres, 6 de agosto de 2012. Uma aula inaugural instala oficialmente o curso de Medicina da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) no campus daquela bicentenária cidade pantaneira, no ponto equidistante do Corredor Bioceânico Atlântico-Pacífico, fronteira com a Bolívia.

O curso de Medicina criado pelo Governo de Mato Grosso começou com 30 alunos da cidade, de outros municípios mato-grossenses e de diversos estados.
Em março de 2014, com quatro turmas de primeiro, segundo, terceiro e quarto semestres, o curso tem 120 alunos locais e de diversas outras regiões.
O curso de Medicina além de formar médicos contribui para o avanço da medicina em Cáceres, com reflexos na região, e tem um diferencial: desde o primeiro semestre todos os alunos integram as equipes do Programa de Saúde da Família (PSF).
No sentido figurado o aluno adota uma família e a acompanha ao longo do curso. Com presença constante acompanhando e ouvindo relatos dos integrantes da família sob seu acompanhamento, o estudante de Medicina – com acompanhamento de professores – contribui para o ressurgimento do chamado médico de família, que durante décadas atuou em todas as regiões brasileiras.
O Hospital Universitário do curso de Medicina em Cáceres é o Hospital Regional de Cáceres.
(Texto de minha autoria em agosto de 2014 na Revista MTAqui)

 

Eduardo Gomes – Boamidia

FOTOS:

1 – Assessoria d Unemat  – Divulgação

2 – Revista MTAqui  

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.