REABREM HOJE; Restaurantes se adaptam às regras e pedem conscientização da população

0
101
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A Associação Brasileira de Bares e Restaurante (Abrasel) estima que 40% dos estabelecimentos não conseguirão reabrir as portas a partir desta sgeunda-feira

RAFAEL MACHADO
DA REDAÇÃO

Após mais de dois meses de portas fechadas como medida de combate à proliferação ao novo coronavírus, bares, restaurantes, lanchonetes e similares voltam a receber os clientes em seus espaços a partir desta segunda-feira (08) com horário e capacidade de atendimento reduzidos, além de uma série de medidas de segurança que deverão ser adotadas.

Os estabelecimentos poderão atender de terça-feira a domingo e feriados, com exceção do dia 8, das 11h às 15h para almoço e das 8h às 23h para jantar.  Será permitida entrada de 50% da capacidade de lotação.

No decreto n°. 7.929, o prefeito estabelece medidas que deverão ser adotadas como: distanciamento mínimo de dois metros entre as mesas; realização da limpeza e desinfecção das mesas e cadeiras, antes e após cada utilização; uso obrigatório de máscaras facial, sendo permitida a retirada apenas para o consumo de alimentos e bebidas.

A presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurante (Abrasel), seccional Mato Grosso, Lorenna Bezerra, disse que o momento é muito importante para o setor, principalmente com o retorno durante a semana com feriado no dia 11, Corpus Christi, e o Dia dos Namorados no dia 12.

No entanto, ela destacou que os estabelecimentos estão adequando seus espaços e rotina para receberem o cliente com segurança. Lorenna explicou que a Abrasel tem trabalhado com seus associados a conscientização do consumidor. Ela ressalta que o setor tem a consciência que o consumidor esta receoso, principalmente com aumento no número de casos de pessoas infectadas, mas além dos cuidados das empresas e necessário que a clientela siga as regras de biossegurança, como uso de máscara facial.

“É Importante ressaltar que os restaurantes estão se preparando para esse momento. Porque é uma nova forma de trabalhar, o cliente vai vir com receio, embora queria sair de casa, mas todos queremos sair com segurança e é nesse sentido que estamos caminhando em proporcionar um ambiente seguro, responsável, treinando equipe”, disse.

A presidente destaca que os clientes só poderão entrar nos bares, restaurantes e similares com máscara facial. Ela cita que, por ser um ambiente de consumo, a proteção é necessária.

“O cliente pode tirar a máscara no ato do consumo, mas para entrar no restaurante tem que ser com máscara, para ir ao toalete precisa ser com máscara, para servir no bufê é com máscara, sempre com máscara, é permito a retirada quando estiver sentado na mesa consumindo, bebendo”, explica.

Ela comentou que os horários estabelecidos no decreto serão seguidos à regra pelos estabelecimentos. “Por exemplo, à noite, o fechamento é às 23h, nossa recomendação é que a cozinha feche 30 minutos antes e que até às 23h, a conta já esteja na mesa do cliente”.

Impacto

Lorenna disse que a associação estima que 40% dos estabelecimentos não conseguirão reabrir as portas. Pontuou que o momento é para dar fôlego aos empresários que estão com as portas fechadas desde março, atendendo somente por delivery.

“Eu não posso esperar que o faturamento vai duplicar até mesmo porque vamos trabalhar com 50% da capacidade, mas já dá uma aliviada porque tinha muito empresário que estava passando necessidade mesmo, se a gente pensar nos pequenos restaurantes do centro, eles não são acostumados com delivery”, destacou.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.