Capital deve ter dia mais quente do ano nesta segunda

0
37
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Com a umidade relativa do ar em 10% e sem chover na cidade há mais de cem dias, Cuiabá pode ter chuva leve a partir de terça-feira (08).

SÍLVIA DEVAUX
DA REDAÇÃO

Cuiabá deve registrar na segunda-feira, 7 de Setembro, o dia mais quente do ano. Os termômetros vão registrar temperatura máxima de 43 graus e a mínima de 23º, conforme a previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para a Capital. O calor intenso e a secura extrema podem levar à sensação térmica próxima dos 50º.

A Defesa Civil de Mato Grosso alerta para os efeitos do tempo seco à saúde e para o aumento do risco de incêndios florestais. Com a umidade relativa do ar em 10% e sem chover na cidade há mais de cem dias, a situação, segundo o superintende da Defesa, Tenente-Coronel BM Marcelo Augusto Reveles de Carvalho, requer uma atenção especial da população.

A recomendação da Defesa Civil é para que as pessoas bebam bastante líquido, de preferência água, água de coco e sucos naturais durante o dia; evitem fazer atividades físicas ao ar livre e entre 10h às 17h; não tomem banhos quentes, que ressecam a pele; evitem usar ar-condicionado, que retira a umidade do ambiente, e durma em ambientes bem arejados e umedecidos, com toalhas molhadas ou umidificadores de ar.

Além dos cuidados contra a desidratação, para esta época de seca, em que aumentam os problemas respiratórios e as alergias, os especialistas indicam o uso constante de hidratantes, de manteiga de cacau para aliviar o ressecamento dos lábios, e lavar os olhos e narinas com soro fisiológico.

Até cair a próxima chuva na Capital a situação permanece crítica e, o superintendente observa que as pessoas precisam estar atentas principalmente à inalação de fumaça, que pode provocar dor e ardência na garganta, tosse seca, cansaço, falta de ar, dificuldade para respirar, dor de cabeça, rouquidão e lacrimejamento e vermelhidão nos olhos.

Os cuiabanos não veem chuva há mais de cem dias. De acordo com o Inmet, a última caiu no dia 22 de maio e a boa notícia é que existe a previsão de ter uma chuva leve na Capital depois do dia 08 até 15 de setembro, revelou o chefe do Setor de Comunicação do 9º Distrito de Meteorologia, vinculado Inmet, Waldilson Almeida Fidelis.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.