Mapa inédito mostra territórios de uso dos recursos naturais e forma corredor extrativista entre Pantanal e Cerrado

    0
    34
    Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

    Onze comunidades são localizadas em tempo real neste mapa que é produto exclusivo do projeto ECCOS

    Publicado em 23 de novembro de 2020 às 16:11Compartilhar:

    Produto exclusivo de um dos principais projetos que a Ecoa coordena em solo brasileiro, o ECCOS, mapa inédito localiza territórios de uso dos recursos naturais e forma, assim, um corredor extrativista entre Pantanal e Cerrado. Clique aqui para navegar.

    O mapa mostra, em tempo real, onze comunidades espalhadas no corredor e permite a quem navega obter mais informações sobre território, produtos socioeconômicos e até sobre o impacto das queimadas em 2020 em cada uma das comunidades.

    Nas comunidades, o destaque é para a liderança feminina. As mulheres lideram a maior parte desses grupos localizados no mapa, parte deles integrantes da Cerrapan – Rede de Mulheres Produtoras do Cerrado e Pantanal.

    Desde 2018, no âmbito do ECCOS, que a coleta de dados foi desenvolvida. Ferramenta inédita, o mapa destaca a potencialidade em biodiversidade do extrativismo sustentável. Outro destaque é a diversidade das comunidades, já que são desde agricultores assentados, até ribeirinhos e pescadores, todos em território da sociobiodiversidade.

    Com tecnologia e ferramentas de cartografia, o produto final desse trabalho consegue delinear a ocupação do território e é possível, a partir do mapa, aprofundar estudos sobre esses territórios pensando como os grupos se relacionam entre si e também com a conservação do território.

    Torna-se, assim, um espaço produtivo para discussão de novos fomentos às áreas sustentáveis, mostrando, ao longo do corredor, áreas com alto grau de conservação.

    Entenda – O mapeamento acontece desde o início de 2018, e, entre outros resultados, gera uma base de dados científicos que pode servir a futuras pesquisas sobre a região, elaboração de políticas públicas e, ainda, consolidar importantes processos históricos para a melhoria da qualidade de vida das famílias tradicionais do Pantanal como é o caso da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) da Barra do São Lourenço e a revisão do Plano de Manejo do Parque Nacional (PARNA) do Pantanal Matogrossense.

    As identificações dos territórios, que embasaram a elaboração do mapa, são feitas com auxílio da ferramenta Ciência Cidadã, um aplicativo para celular chamado Sapelli, importado pelo Dr. Rafael Chiaravalloti, diretor científico da Ecoa, da University College London e adaptado para o mapeamento e monitoramento dos recursos naturais no Pantanal e Cerrado.

    Projeto ECCOS: Criação de áreas protegidas, conexão entre os territórios extrativistas, produções sustentáveis e medidas para adaptação às mudanças climáticas são alguns dos objetivos do Projeto Ecorregiones, Conectadas, Conservadas y Sostenibles, desenvolvido pela Ecoa junto a organizações da Bolívia e com apoio da União Europeia.

    Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.