Da Redação
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), por meio da Gerência de Fauna Silvestre (GFAU), realizou na sexta-feira (08.01), a soltura de 25 pássaros em uma região de mata no Cinturão Verde da região Metropolitana.
Foram devolvidas seis Curiós, oito Canários da Terra, um Chorão, um Bigodinho, um Chupim e oito Coleiros Baianos. Os animais passaram por perícia antes da soltura, onde foi detectado que todos estavam aptos a voltar para natureza.
Os pássaros foram apreendidos pela guarnição do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), em atendimento a denúncia anônima de criação de animais silvestres em uma residência localizada no Bairro Aurília Curvo em Várzea Grande-MT.
Além dos animais libertados, foram encontrados na residência duas espécies de “João Pinto” que apresentaram sinais de adestramento e serão encaminhados a um guardião para aclimatação e posterior soltura. Também foi encontrado um pássaro “Cardeal” que será encaminhado para soltura em Tocantins onde há ocorrência da espécie.