Águas de Poconé reforça sistema de abastecimento com caminhões-pipa para minimizar impactos da estiagem no município

0
109

Hoje 15 veículos com capacidade de transporte de aproximadamente 370 mil litros estão na operação

 

Diante da estiagem mais severa das últimas décadas na região, a Águas de Poconé tem trabalhando de forma intensa continuar levando água tratada e de qualidade para a população e minimizar o impacto deste cenário. A empresa reforçou o sistema de abastecimento no município utilizando caminhões-pipa para transporte de água bruta para tratamento. Hoje 15 veículos com capacidade de transporte de aproximadamente 370 mil litros estão na operação. Outros dois caminhões-pipa chegam nos próximos dias, aumentando a capacidade de operação em mais 60 mil litros.

A operação faz parte do plano de estiagem montado pela empresa desde o ano passado, que contempla diversas melhorias para atender a população em períodos críticos de falta de chuva. Estas medidas incluem de forma temporária novas fontes de captação de água e utilização de transporte por caminhão-pipa até a Estação de Tratamento de Água (ETA), onde é submetida aos procedimentos de Coagulação, Floculação, Decantação, Filtragem e Desinfecção, para só então ser distribuída para as residências.

A supervisora da Águas de Poconé, Patrícia Bastos, reforça que toda a água que abastece o município passa por um sistema de tratamento e rigoroso controle de qualidade antes de chegar às torneiras. Todos os resultados da Águas de Poconé atendem os padrões de potabilidade exigidos pela Portaria de Consolidação nº 5, de 28 de setembro de 2017 do Ministério da Saúde.

“A água distribuída em Poconé é monitorada periodicamente nos laboratórios credenciados, onde são realizadas análises de metais pesados, agrotóxicos, contaminantes e parâmetros físico-químicos e microbiológicos. Em amostras analisadas na cidade, não foram encontrados parâmetros irregulares com a legislação ou substâncias que coloquem a saúde dos habitantes em risco”, explica a supervisora.

Allan Henrique dos Santos, morador do bairro São Benedito, afirma que está satisfeito com o serviço prestado pela equipe da Águas de Poconé. “Busquei o atendimento da empresa para levar duas vezes o caminhão-pipa na minha residência e fui bem atendido. Vejo que os funcionários estão sendo bem prestativos em atender os nossos pedidos. Estamos passando por um momento difícil por conta da estiagem na cidade, mas a empresa está preocupada e trabalhando para solucionar o problema”, disse.

MELHORIAS OPERACIONAIS

 

No plano emergencial de enfrentamento à crise hídrica, a empresa utilizou duas dragas para aumentar a vazão da captação Bento Gomes, principal fonte de abastecimento do município e que teve o nível de água reduzido de maneira crítica, e com o agravamento da estiagem, passou a atender a população com caminhões-pipa para transportar água tratada dos reservatórios da concessionária localizados em vários pontos da cidade.

A concessionária instalou dois pontos de descarga no bairro Aeroporto e na Estrada Boiadeira para que os caminhões-pipas abasteçam diretamente as redes de água, melhorando a distribuição de água tratada e a pressão na rede. As ações de melhorias contemplam ainda a aquisição de equipamentos para a revitalização da Estação de Tratamento de Água (ETA), com novos módulos para os processos de floculação e decantação.

CONSUMO CONSCIENTE

No município, a Águas de Poconé tem emitido comunicados reforçando também a importância do consumo consciente. A orientação é uma medida preventiva para ajudar a manter os níveis dos reservatórios. A concessionária está monitorando constantemente a distribuição do serviço em toda a cidade por meio do Centro de Controle de Operações (CCO). Além da captação do Rio Bento Gomes, outros 17 poços compõem o sistema de abastecimento, atendendo 8.705 economias de água da área urbana de Poconé.

A Águas de Poconé fica à disposição pelo atendimento 24h no 0800 647 6060 (ligações de telefone fixo e celular). A empresa disponibiliza também o WhatsApp pelo número (66) 99724-2963 e o aplicativo Águas APP, disponível para download gratuito nos sistemas Android e iOS, além dos Serviços Online, que pode ser acessado no site da empresa www.aguasdepocone.com.br

Acompanhe nossas ações e curta a página da Águas de Poconé no Facebook: https://www.facebook.com/aguasdepocone/