Saúde bucal infantil: por que é importante falar sobre o cuidado com os dentes na escola

0
52
Happy kids brushing teeth in front of mirror in bathroom in the morning
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A saúde bucal infantil é muito importante, principalmente porque os hábitos que são adquiridos pelas crianças costumam ser levados ao longo da vida.

 

Crianças bem instruídas na higiene dental costumam não apresentar grandes problemas bucais em etapas posteriores da vida, pois entendem sobre os benefícios e a importância desses hábitos.

 

Assim, o cuidado com a saúde bucal deve ser tratada diariamente pelos pais, abordando e auxiliando na higienização correta, além de incluir o hábito de levar ao odontopediatra, seja do convenio odontologico ou no atendimento particular de forma periódica.

 

Entretanto, além do papel dos pais no ensino dos bons hábitos de higiene bucal, profissionais e instituições podem contribuir com esta educação.

Para se ter uma ideia, as crianças costumam passar um tempo considerável na escola e por conta disso esse espaço acaba sendo parte do processo de ensinar às crianças bons hábitos, incluindo a escovação.

 

Para isso, neste artigo falaremos sobre a importância do cuidado com os dentes das crianças, sua higienização e também as visitas necessárias e periódicas ao plano odontologico e o papel da escola no incentivo à higiene bucal.

O cuidado com a saúde bucal infantil

Antes de entendermos o papel da escola no incentivo à higiene bucal das crianças, precisamos entender os pontos fundamentais da saúde dos dentes nos pequenos.

 

Os pais devem ter o cuidado e a atenção com a saúde bucal, encarando como um investimento para a vida futura de seus filhos.

 

Para isso, o primeiro passo é manter uma rotina constante de higienização, incentivando os pequenos e servindo de exemplo.

 

Essa atitude demonstra aos filhos que a ação de limpar os dentes é importante.

 

Outra dica é tornar esse processo divertido, deixando que a criança escolha a própria escova, o próprio fio dental e a ensine como fazer a limpeza.

 

Alguns cuidados que os pais devem ter para manter a saúde bucal dos filhos incluem:

 

  • Fazer a escovação ao menos 3 vezes ao dia;
  • Usar fio dental na higienização noturna;
  • Ter uma alimentação saudável;
  • Levar os filhos periodicamente ao médico do convenio dentista.

 

Entretanto, nem todos os filhos possuem o apoio dos pais, bem como esse suporte pode não ser o suficiente – precisando ser reforçado.

 

É nesse momento que surge o papel da escola que se faz extremamente importante. No tópico abaixo falaremos sobre o papel da escola no ensino de higiene bucal.

A escola e a saúde bucal

Na escola infantil não se aprende apenas a ler, escrever e fazer contas básicas. É nesse ambiente que também se aprende sobre pontos fundamentais de um cidadão, como respeito, amor, paz e, claro, bons hábitos de higiene, tanto do corpo como da boca.

 

Algumas escolas já contam em seu cronograma com momentos de escovação de dentes, geralmente, depois do recreio, ensinado ao aluno como fazer a escovação e acompanhando os pequenos nesse momento.

Em certas instituições, há a entrega de um kit escovação, com creme dental, escova e fio dental, em outras é solicitado aos pais o envio.

 

Além da prática, é comum que as escolas tenham em seu cronograma atividades de ensino de forma expositiva sobre os cuidados com a saúde, geralmente com apoio de médicos dentistas parceiros, bem como a realização de atividades e palestras.

 

Deste modo, atividades com livros, filmes explicativos e exercícios lúdicos permitem que as crianças desenvolvam o hábito diário da limpeza dos dentes.

 

Cabe ressaltar que esses momentos ocorrem, em sua maioria, em grupos, o que produz o exemplo e acabam influenciando os pequenos e a troca entre os pares.

 

Com isso, a escola interfere de forma positiva no aprendizado da boa higiene bucal.

Família, a base de tudo

Como vimos, para que a saúde bucal dos pequenos seja ensinada é importante tanto o papel dos pais como da escola, proporcionando um trabalho em conjunto e um suporte mais eficiente na criação desses hábitos.

 

Por isso, no presente tópico iremos expandir quanto a questão do reforço entre os pais e a escola.

 

A família como um todo deve incentivar as crianças a terem mais saúde bucal, principalmente porque previne o desenvolvimento de doenças bucais sérias.

 

Assim, a família e os pais devem ser exemplos de conduta, além de atuar de forma periódica nas consultas com dentista do convenio odontologico empresarial.

 

Lembre-se que a ação deve ser constante e “multidisciplinar”, incluindo a família, profissionais de saúde e os educadores.

 

Sempre incentive seu filho a escovar os dentes na hora certa, após as refeições e até mesmo em momentos diferentes, para que entenda a importância de uma boa escovação.

 

Inclusive, atualmente há aplicativos que podem ajudar os pais a desenvolverem uma rotina de escovação mais divertida.

 

Com tudo o que tratamos aqui, é possível perceber que as crianças só terão dentes saudáveis no futuro se forem bem instruídas pelos pais e pela escola, bem como a importância do hábito da higienização deve ser explicada, sendo necessário para o pleno desenvolvimento dos pequenos.

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Odonto, empresa especializada em planos odontológicos com atendimento acessível para devolver o sorriso dos pacientes.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.