25% DA POPULAÇÃO: Poconé vacina 4.281 quilombolas e até dia 15/04 terá vacinado 9.200 doses ao todo

0
216
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Walney Rosa 

Para Poconé, município pantaneiro, distante 100 quilômetros ao sul de Cuiabá, estado de Mato Grosso, a vacinação contra o Covid-19 continua trazendo mais segurança e alivio a população.

No final da tarde de sexta-feira (09/04) o governo do estado enviou mais vacinas ao município, incluindo as destinadas aos profissionais de segurança, e assim Poconé atingiu o numero de 9.200 vacinas recebidas oficialmente.

QUILOMBOS

A quilombola Maria Auxiliadora da Silva (49 anos) foi uma das pessoas que recebeu a primeira dose da vacina AstraZeneca, ela faz parte das pessoas do quilombo “Curralinho”, distante 72 quilômetros de Poconé, após a comunidade Agroana Girau.

“Sou negra e fui respeitada em meus direitos pela prefeitura de Poconé. Estou feliz! Primeiro Deus, depois a vacina é o único remédio contra essa doença triste. Agradeço a Dona Elisete Catarina, que é nossa Agente de Saúde da Família, que nos convidou, e os governantes por terem enviado nossa vacina; agora é só continuar se cuidando, né!” Sorri Dona Maria ao falar sobre a vacina.

Para o senhor Ângelo Amâncio de Figueiredo (58 anos), do Quilombo “Aranha”; “Vacinar é zelar de minha saúde e cuidar de minha família, dos parentes e amigos. A vacina é o caminho mais rápido pra combater essa tal de Covid. Nos aqui da comunidade ficamos satisfeitos, pela vacina e pelo atendimento, Deus abençoe a todos e tenha misericórdia de quem ainda não vacinou.” Declara Ângelo.

Poconé possui exatamente 28 comunidades quilombolas e atingiu no sábado (10/04) a marca de 4.281 vacinados. A próxima dose será oferecida aos quilombolas em 90 dias.

CIDADE, DISTRITOS E COMUNIDADES: Quase cinco mil doses até dia 15 de abril

 “Com a chegada de mais vacinas para Poconé na tarde de sexta-feira (09/04), atingimos a marca de nove mil e duzentas dozes. Nesta semana que inicia daremos sequência ao nosso plano semanal de vacinação ofertando a segunda dose da faixa etária de 79 à 77 anos e iniciaremos a vacinação dos profissionais de segurança. À medida que forem disponibilizadas mais doses para Poconé, de imediato estaremos cumprindo com o plano de vacinação”, declara a Secretária Municipal de Saúde Ilma Regina Figueiredo.

Questionada sobre o atraso da atualização do “vacinômetro” (sistema de prestação de contas no site do governo federal para as vacinas aplicadas), Ilma Figueiredo esclarece: “Poconé está preocupada em executar a vacinação, isso estamos fazendo com maestria e clareza para população, com informativos diários nas redes sociais para o munícipe ter acesso. Quando ao sistema e o atraso na plataforma do governo federal, é uma realidade de todo o pais, o sistema é atualizado a cada semana, e as diferenças irão ocorrer, por isso em Poconé oferecemos boletins diários, em reportagens e notas de esclarecimento, pela nossa assessoria de imprensa, bem como temos informações em nosso site: pocone.mt.gov.br ”, esclareceu a secretária.

Previsto para esta segunda-feira (12/04) ser apresentada pela Prefeitura de Poconé uma planilha oficial de vacinação detalhando os números exatos das primeiras doses e também as segundas doses aplicadas. “Nossa previsão é para chegarmos até o fim de semana com aproximadamente oito mil pessoas vacinadas na primeira dose e mil pessoas na segunda dose”, finaliza Ilma.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.