Poconé e Peixoto de Azevedo trocam experiências

0
73
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Walney Rosa   

Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário busca experiência no processamento de frutas e aproveitamento de verduras.

Equipe da Prefeitura Municipal de Poconé realizou uma Visita Técnica à AGRIPAC (Associação De Mine E Pequenos Agricultores Do Assentamento Cachimbo) – Distrito de União do Norte em Peixoto de Azevedo.

O trabalho dos agricultores familiares do Assentamento Rural Cachimbo, que operam uma “despolpadeira de frutas”, chamou a atenção do Prefeito de Poconé Tatá Amaral, que busca ativar a indústria de processamento de frutas e aproveitamento de verduras no Distrito de Cangas.

A AGRIPAC opera uma máquina com capacidade para produzir 150 quilos de polpa por dia. A agroindústria recebeu recursos do Mapa, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Agropecuário (Prodesa), para construção do prédio e aquisição de equipamentos.

A “despolpadeira” atende 200 produtores rurais na produção de polpa de caju, acerola, manga, cupuaçu, açaí, goiaba, buriti, cajazinho e outros.

Com isso a equipe técnica liderada pelo senhor Jorge Getúlio, Secretário Municipal de Desenvolvimento Agropecuário de Poconé esteve no local; “Temos o interesse de buscar conhecimento para ser implantado em nosso município realizando a ativação/implantação de indústria de processamento de frutas e aproveitamento de verduras”, esclareceu Jorge.

Após a visita secretaria se prepara para identificar as diversas produções em Poconé na área da agricultura familiar; Reconhecer as percas: os descartes (na lavoura) devido ao pouco valor comercial; Detectar as grandes e médias produções para aperfeiçoamento e qualificação de produto; Reconhecer o maquinário existente e perceber o funcionamento da indústria de processamento de frutas; Identificar se há necessidade de investimento e quais investimentos; Encontrar entidades (associações – pessoa jurídica) para assumir e ou gerir o prédio da indústria de processamento de frutas; Proceder a legitimação jurídica de todos os processos necessários para ativação da indústria de processamento de frutas e Inserir a EMPAER (entidades do setor) para participar do processo.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.