Ramadã nos Stories: “tem suas vantagens, mas precisam aprender a usar”, avalia sheik de Cuiabá

0
21
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Da Redação – José Lucas Salvani Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

No início do período do Ramadã – mês de sacrifícios aos mulçumanos, que é um dos pilares da religião muçulmana -, em meados de abril de 2021, o Instagram lançou figurinhas que retem a este período e muitos usuários têm sido criticados por aderirem sem ao menos saber o seu significado. Em entrevista ao Olhar Conceito, o sheik Abdussalam Almansori acredita que a ferramenta tem suas vantagens, mas afirma que as pessoas precisam saber como usar a internet.

“A internet, no geral, pode ser usada no caminho do bem, como no caminho do mal. Têm pessoas que estão usando a internet para beneficiar a si próprio, familiares e comunidades, e têm pessoas que estão prejudicando os outros nas redes sociais. Nós devemos saber como usamos a internet e usamos essas figurinhas”, explica ao Olhar Conceito. Para ele, as pessoas precisam pesquisar antes.

O sheik da Mesquista Islâmica de Cuiabá avalia que as figurinhas disponiblizadas no Instagram tem suas vantagens porque, deste modo, muitas pessoas que não conhecem o islamismo e o Ramadã podem se aproximar um pouco dessa religião e conhecer as tradições. Outro ponto levantado por Abdussalam é a interação entre pessoas que seguem o islamismo, de diversas partes do mundo.

Já entre as desvantagens, a sheik afirma que há a possibilidade de pessoas passarem informações impróprias sobre a religião ao utilizar as figurinhas. “Portanto, levar informações erradas sobre o Islã. Isso é desvantagem. Como você falou, tem muitas pessoas usando essas figurinhas nas coisas comerciais, de beleza, comida e outras coisas”, explica ao Olhar Conceito.

Em Cuiabá há seis anos, o sheik Abdussalam Almansori, nascido no Iêmen, explica que o Ramadã só começa quando é possível ver a lua crescente no céu, o que indica o início do nono mês no calendário lunar muçulmano. “É obrigação para cada muçulmano jejuar nesse mês. E nesse mês, nos ensinamentos islâmicos, Allah abre as portas do paraíso, fecha as portas do inferno, temos a misericórdia de Allah, o perdão de Allah. Então os muçulmanos ficam mais próximos de Allah, mais próximos de Deus”, explica.

Durante um mês, os mulçumanos terão a obrigação de não comer nem beber nada, e nem praticar relações sexuais, da alvorada até o pôr-do-sol. Além disso, poderão realizar uma oração noturna, além das cinco que já são obrigatórias durante o dia, caso quiserem. “O que é jejum? Para nós é uma adoração”, explica. “Jejum é deixar de comer, beber e ter relações sexuais com intenção de adorar Allah. Intenção que vem do coração”.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.