ECOTURISMO; Há 58 anos, Nobres contempla Mato Grosso com belezas naturais

0
71
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Vitória Lopes vitoria@gazetadigital.com.br

Rafaella Zanol

O município se chama Nobres, mas é uma cidade contemplada com riquezas para todos. Rios cristalinos cheios de peixes, grutas e cachoeiras são algumas das belezas naturais propulsora da economia do município distante a 146 km a médio-norte de Cuiabá, que completa 58 anos neste sábado (1).

Dividindo aniversário com o Dia do Trabalhador, Nobres se formou exatamente pela força laboral. Foi ponto de passagem no início do movimento garimpeiro em Mato Grosso, ainda habitado por povos indígenas Bakairí.

A movimentação na região é bastante antiga, sendo formada à sombra de três sesmarias: Bananal, Francisco Nobre e Pontezinha. O nome foi uma homenagem à família do Sr. Francisco Nobre, dono de uma dessas sesmarias.

O município, com pouco mais de 15.334 habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2020, conta com um posto do Detran-MT, vários restaurantes e pousadas. Porém, não há transporte público, visto que a cidade é pequena. Segundo o Detran, 8.176 veículos estão habilitados no local.

Com seu grande apelo turístico, Nobres é ainda o 41º município mais rentável de Mato Grosso, em termos de economia. Porém, o que move o município é a indústria, formada quase que exclusivamente por fábricas de calcário. Há cerca de 9 fábricas em Nobres responsáveis pela produção de 60% do calcário mato-grossense.

Belezas naturais
Quase todas as atrações de Nobres ficam na Vila de Bom Jardim. O Rio Salobra é cenário de duas flutuações: o Aquário Encantado e o Reino Encantado Lagoa Azul, ode os visitantes cruzam com várias espécies de peixinhos.

Reprodução

Nobres turismo

A outra flutuação da região e feita no Rio Triste, no município vizinho de Rosário Oeste. Bem próximo a Vila de Bom Jardim, o Balneário Estivado tem uma prainha boa para banho. Outro ponto famoso é a Lagoa das Araras.

Agora, quem gosta de bater perna, pode se aventurar pela Cachoeira Serra Dourada, que tem subidas bem íngremes. No entanto, a queda de 50 metros afaga o cansaço, com uma lagoa de coloração azul.

Curiosidades
Um fato curioso ocorreu em nobres. Em 1913, a Expedição Científica Rondon-Roosevelt passou pela região e ficou acampada numa fazenda na Serra do Tombador. A Coluna Prestes também passou pelo município.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.