18 C
Cuiabá
sábado, 8 de maio de 2021, 09:06
Slider
Início Destaques Corpo são, mente sã! Faça da alimentação uma aliada da sua saúde...

Corpo são, mente sã! Faça da alimentação uma aliada da sua saúde emocional

0
25
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Débora Vargas, nutricionista e autora do livro “Saúde no prato”, explica como a ingestão equilibrada de alimentos pode beneficiar sua saúde física e mental

Reprodução

Durante os últimos meses, tornou-se comum ouvir relatos sobre estresse e ansiedade no dia a dia, devido ao impacto da pandemia de covid-19 e seus desdobramentos na rotina. O que justifica a busca crescente por técnicas que diminuam os desconfortos e aumentem o bem-estar. Mas, para além dos exercícios físicos, yoga e meditação, a alimentação também pode proporcionar bons resultados para o equilíbrio da saúde mental.

A nutricionista Débora Vargas acredita que é possível manter a mente saudável a partir da ingestão de alimentos naturais. “Alguns alimentos auxiliam na liberação de aminoácidos que promovem a produção de serotonina, um neurotransmissor que, além de regular o sono, o apetite e a temperatura corporal, coordena funções intelectuais fundamentais e estabiliza o humor. Banana, aveia, ovos, vegetais folhosos crus e leveduras são os alimentos que facilitam esse processo”, explica.

Claro que, para manter a mente sã, o corpo também precisa estar saudável e em dia com os nutrientes necessários para mantê-lo em boas condições. “O que não deve faltar no prato, são as fibras solúveis que são encontradas na aveia e nas leguminosas, porque elas absorvem água e contribuem para a eliminação de gorduras do organismo”, afirma Débora.

Os resultados da alimentação balanceada são perceptíveis também através de fatores externos, como a saúde da pele e do cabelo. Débora garante que alguns alimentos podem estimular a vitalidade e reforçar a beleza exterior. “A ingestão de alimentos como nozes, grão-de-bico, lentilha, farinha de amêndoas e alface americana reflete positivamente na saúde da pele e dos cabelos. Beber água também garante resultados, além de ser de grande importância. Por exemplo, para a  pele ter luminosidade e boa hidratação depende também de vitamina C – que o limão contém e pode ser usado por cima da salada ou como suco feito na hora”, diz.

Em seu livro de receitas, chamado “Saúde no prato – Guia de Receitas para a Saúde Intestinal”, Débora Vargas sugere a receita de Salada do Café do Bem como uma opção saudável e que garante benefícios para a pele e para o cabelo, já que contém grãos. Confira abaixo!

Salada do Café do Bem

Ingredientes
– 1 xícara de grão-de-bico cozido
– 1 tomate médio picado
– 2 colheres de sopa de salsinha picada
– 1 xícara de pimentão amarelo picado
– 1 manga fatiada
– 50g de cogumelos em conserva
– 50g de alface-americana
– 50g de rúcula

Para o molho
– 1 colher de sopa de vinagre balsâmico
– 1 colher de sopa de páprica doce
– 1 colher de sopa de mel

Modo de fazer
Ferver o mel, o vinagre balsâmico e a páprica doce com 2 a 3 colheres de sopa de água. Fazer a base com as folhas verdes rasgadas com as mãos. Misturar os demais ingredientes. Colocar por cima e depois regar com o molho ou servir em separado.

FONTE: Marie Claire

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.