Gestantes com comorbidades serão vacinadas contra a covid-19 em Cuiabá

0
33
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

As gestantes de alto risco entrarão serão prioridade para a vacinação contra a covid-19 para as doses Pfizer, que começaram a ser distribuídas pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (3) e devem chegar a Mato Grosso na quarta-feira (5). São pouco mais de 7 mil doses, que devem ficar apenas para a Capital, por causa das exigências de refrigeração.

A destinação para as grávidas de alto risco e com comorbidades foi confirmada pela secretária de Saúde de Cuiabá, Ozenira Félix nesta segunda. A prefeitura ainda aguarda as recomendações do Ministério para saber o público alvo para essa nova remessa

“Elas vão vir para o grupo das comorbidades. Hoje seriam as gestantes de risco, síndrome de Down e algumas especificidades. É bastante gente do grupo de comorbidades, não vai chegar [doses] para imunizar todo mundo”, explicou a secretária.

Esse imunizante tem uma diferença em relação à CoronaVac e AstraZeneca: precisa ser armazenado entre -25º C e -15º C, ou seja, a temperaturas bem baixas, por isso não pode ser distribuído a todas as cidades, pois apenas municípios de maior porte têm estrutura para guardar as doses.

“Com a chegada da vacina na quarta-feira, nós estaremos iniciando a vacinação das gestantes com comorbidades como pressão alta. A gente quer colocar como prioridade, por serem de risco. Nesse momento estamos ficando em quem precisa”, enfatizou a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro.

Essa remessa da Pfizer será aplicada toda para a 1ª dose da imunização. Isso porque após o produto ser retirado da câmara de refrigeração, precisa ser usado em até 5 dias. O intervalo para a 2ª dose é de 3 meses.

Fonte: https://www.gazetadigital.com.br/editorias/coronavirus

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.