Secretário de Turismo de Poconé tem encontro com Ministra da Agricultura

0
158

Walney Rosa 

    Durante visita à Brasília, pela Comitiva Pantanal, o Secretário Municipal de Turismo de Poconé, Manoel Salvador (Dodô), que esteve representando os municípios pantaneiros do Vale do Rio Cuiabá, conseguiu uma reunião com a Ministra da Agricultura, a deputada Tereza Cristina da Costa Dias (DEM-MS).

Por determinação do Prefeito de Poconé, Atail Marques do Amaral (Tatá Amaral) o secretário Dodô, apresentou algumas demandas do município junto ao ministério.

Patrulhas:

Entre as solicitações esteve o pedido de compra de patrulha mecanizada, composta por caminhão caçamba, escavadeira hidráulica, caminhão guindaste entre outros.

Tereza Cristina recebeu as solicitações e colocou no plano de ação do ministério.

No estado de Mato Grosso, São Felix do Araguaia, Santa Rita do Trivelato e Itanhagá já receberam da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) repasses no valor total de R$ 5,7 milhões para a aquisição desses maquinários, que auxiliarão as localidades na manutenção de estradas vicinais e de ruas urbanas nas localidades.

“Fui muito bem recebido pela ministra e sua equipe técnica, agora estaremos oficiando nossos deputados federais e senadores para somar a nossa solicitação através de proposição do senado e da câmara federal”, destacou o secretário.

Crédito privado destinado a produtores rurais:

O Secretário Dodô, também foi tratar sobre as liberações de crédito privado destinado a produtores rurais. Foi esclarecido na reunião sobre o Crédito de Recebíveis do Agronegócio (CRA), que tem garantia do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para incentivar o financiamento ao setor. O novo sistema permite aos produtores ampliar o acesso a recursos financeiros.

“Esse instrumento de garantia, ainda pouco explorado no Brasil, vai nos permitir apoiar pequenos e médios empreendedores, não só do setor da agropecuária, mas também, pelo Brasil afora, nas mais diversas indústrias”, destacou a ministra.

A meta de Poconé é orientar os procedimentos dessa modalidade aos interessados do setor.

Para o BNDES, a operação de garantia ao CRA tem como objetivos democratizar o acesso a crédito em melhores condições a pequenos e médios produtores agrícolas, por meio de Mercado de Capitais; compartilhar riscos com o mercado; e alavancar investimentos privados.

A ministra

O Ministério da Agricultura informou que, atualmente, o CRA tem atraído investidores, mas não possui proteção do Fundo Garantidor de Créditos. Na modalidade, o BNDES passa a ser o garantidor do crédito, gerando mais segurança à operação.