Explosão em reservatório de etanol de usina deixa três pessoas feridas; duas em estado grave. Vítimas são transferidas para HMC

    0
    156
    URGENTE

    Da Redação – Wesley Santiago/Fabiana Mendes Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

    Explosão em reservatório de etanol de usina deixa três pessoas feridas; duas em estado grave
    O Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados para atender uma explosão, que teria acontecido em uma caldeira da Usina Porto Seguro, em Jaciara (149 quilômetros de Cuiabá), na manhã desta quinta-feira (24).

    Segundo o apurado pelo Olhar Direto, o acionamento teria acontecido por volta das 08h20. A explosão, conforme o repassado inicialmente pelas equipes que atenderam o chamado, teria acontecido em um barracão da usina.

    Segundo informações dos solicitantes, um reservatório cilíndrico de armazenamento de etanol entrou em combustão, causando a explosão.

    Ao todo, três pessoas foram socorridas com ferimentos, sendo duas em estado grave e uma em situação melhor. Todos foram encaminahdos a uma unidade de saúde do município. Uma transferência para um centro maior não está descartada.

    As equipes do Corpo de Bombeiros já conseguiram controlar a situação e, neste momento, fazem o rescaldo no barracão atingido pela explosão.

    Usina Porto Seguro

    A Usina Porto Seguro é investigada por crimes ambientais. Eles estariam relacionados à alta contaminação da água, do solo e ar por meio de produtos químicos que atingiram as nascentes do Rio Tenente Amaral, que abastece o município de Jaciara, além de pulverização aérea de venenos sobre as plantações das famílias.

    Ela já foi condenada pela Justiça do Trabalho pela prática de dano moral coletivo, em Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público do Trabalho-MPT, por não repassar o FGTS dos funcionários.

    Vítimas de explosão são transferidas para HMC

    Usina Porto Seguro, em Jaciara, passa por reforma

    LETICIA KATHUCIA Da Redação

    Assessoria Corpo de Bombeiros

    Os três funcionários que foram vítimas da explosão da usina Porto Seguro, em Jaciara, que aconteceu por volta das 8h da manhã desta quinta-feira (24), sofreram queimaduras de 1º, 2º e 3º graus. Dois estão sendo transferidos para Cuiabá.

    Identificações preliminares apontam que os trabalhadores identificados apenas como Emilio e Luiz apresentam estado de saúde mais grave. Ambos serão encaminhados para o Centro de Tratamento para Queimados (CTQ), anexo no Hospital Municipal de Cuiabá.

    Já a terceira vítima, identificada apenas como Misso, está estavél e segue internado no hospital municipal da cidade. Segundo equipes do Corpo de Bombeiros que continuam no local, um reservatório cilíndrico de armazenamento de etanol entrou em combustão, causando a explosão.

    Os militares realizaram o combate de incêndio na coluna de destilação e realizaram o resfriamento das colunas próximas, desta forma, evitando possíveis novas explosões. O supervisor de manutenção da Usina, Washinton Charles Araújo da Silva, disse que a usina encontra-se em manutenção e reforma.

    Uma equipe de funcionários estavam realizando conserto e soldagem da coluna de destilação acarretando na explosão.

    Galeria de Fotos