23.2 C
Cuiabá
segunda-feira, 26 de julho de 2021, 08:23
Slider
Início Revista 4o Poder Vereador de Poconé, lidera comitiva com Deputado, SEMA, Corpo de Bombeiros...

Vereador de Poconé, lidera comitiva com Deputado, SEMA, Corpo de Bombeiros e Prefeitura para construção de pontes

0
462

por Walney Rosa

A Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema/MT), Prefeitura de Poconé atenderam solicitação do Vereador Dudu Carrapato (PSDB) e juntos se embrenharam na região pantaneira com intuito de identificar os locais para construção de passagens temporárias, e com o tempo pontes, em corixos (canais de águas temporários) como ações preventivas sendo edificadas para combater os incêndios no Pantanal.

Uma das vistorias foi nos locais denominados ‘Cuiabazinho’ e ‘Cuiabá Velho’, na estrada “Armando Gomes Ferreira Mendes” (Região de Porto Cercado, acesso MT Professora Chiquinha). O local é uma estrada pantaneira, com vazão de dois corixos.

O Deputado Carlos Avalone, esteve representando a Assembléia Legislativa pela Comissão de Meio Ambiente e irá produzir um relatório imediato para que o Governo do Estado defina o tipo de construção.

A SEMA irá providenciar a autorização para implantação de imediato das manilhas com cobertura de aterro, para passagem, desde que os próximos dias as águas diminuam.

O Governo do Estado irá manifestar até na próxima semana sobre qual ação irá realizar tendo em vista a metodologia e os investimentos.

O corpo de Bombeiros manifestou sobre a necessidade de implantar uma passagem temporária e com o tempo a construção de uma ponte definitiva.

A prefeitura Municipal, representada pela Secretaria de Meio Ambiente, Turismo e Infra Estrutura, se mostrou acessível, tendo em vista que todos os anos realiza a manutenção da estrada e a edificação da passagem temporária.

O Vereador Dudu Carrapato manifestou; “A prefeitura não poderia realizar nenhuma ação até agora tendo em vista estar impedido pela SEMA, A partir da presença da SEMA que veio in loco e garantiu a autorização para edificação”, manifestou o parlamentar.

O Vereador solicitou ainda, o melhoramento de outras estradas as margens da Transpantaneira tendo em vista que há necessidade propiciar acessibilidade em estradas e outras passagens para prevenir possíveis queimadas e a acessibilidade dos combatentes, brigadas e maquinas de combate aos incêndios.

O Vereador está cobrando mais uma patrulha mecânica, sendo pá carregadeira e motoniveladora para os devidos serviços.

O MONSTRO QUE ENGOLIU O SEU CRIADOR

Opinião do MT-Total

Os órgãos ambientais, incluindo a SEMA, por muito tempo proibiu a limpeza do pantanal, a abertura de estradas e construção de passagens ou pontes sobre pequenas passagens de água (corixos) (rios perenes em tempos de chuva).

Essas proibições, implantadas por ambientalistas de salas de universidades e por leis de escritórios com ar condicionado, alimentaram um grande monstro no pantanal. Esse monstro foi o fogo que queimou o pantanal, uma queimada sem precedentes.

Com o impacto, a SEMA e outros órgãos ambientais, agora estão ouvindo a sabedoria popular do homem pantaneiro, adquirido por séculos, que sempre alertou a tragédia anunciada que resultou na pior queimada em 2020.

Que Deus dê mais humildade e sabedoria aos sapientes ambientais e tenha piedade do homem pantaneiro e do pantanal

WALNEY ROSA

Idealizador e Fundador em 21 de janeiro de 2011 da Academia Lítero-Cultural Pantaneira, que compõe escritores, poetas, músicos e defensores da cultura pantaneira (com sede em Poconé) Antes disso em…