Ecoponto é inaugurado no Supermercado Comper

0
78

Foi inaugurado o Ecoponto Lixo Zero no estacionamento do Comper do Jardim Itália, no último dia 12. Trata-se de um projeto ambiental, social e econômico de sustentabilidade que tem por objetivo receber doações de lixos recicláveis, que após serem vendidos terão o valor revertido para instituições sociais e para a compra de materiais escolares de escolas municipais. A iniciativa nasceu da união de esforços de várias empresas, instituições e parceiros que trabalham por um mundo mais sustentável.

A rede de supermercados Comper é um dos parceiros incentivadores para a destinação correta do lixo. A gerente regional de Operações, Izilda Maria da Silva, afirma que esta campanha é importante porque visa a educação e a conscientização da população para fazer o descarte correto do lixo que será reciclado, além de gerar emprego e também renda para instituições sociais. “O Comper sempre abraça iniciativas que visam um planeta mais sustentável. Disponibilizamos o espaço para a implantação do primeiro Ecoponto Lixo Zero de Cuiabá, que é um local de fácil acesso e com grande fluxo de pessoas, o que facilitará a doação do lixo reciclável”. Ela disse também que a rede estuda ampliar esta parceria para outras unidades.

O diretor da Teoria Verde, Jean Peliciari, disse que o objetivo é fazer a conexão de pessoas e empresas com o mesmo desejo de um planeta sustentável. Ele disse também que a inauguração do Ecoponto é a realização de um sonho: mostrar para a população que é possível fazer a separação do lixo para a destinação correta e não enterrar nos lixões. “Já fizemos várias ações na região, de um dia e até semanas, mas nunca tivemos um ponto fixo e ainda mais com a possibilidade de expandir para toda rede Comper”, ressalta.

A jovem de 19 anos Raiane Conceição Ferreira Nunes trabalhava no lixão junto com sua mãe e agora está bem feliz porque foi contratada para trabalhar no Ecoponto para receber as doações e fazer a triagem. “Vou receber mais do que no lixão e ainda com possibilidades de crescimento”, comemora.

O Ecoponto Lixo Zero é o resultado da união de Ongs, startups, iniciativas privada e pública e sindicato: Comper, Lebrinha, Teoria Verde, Instituto Lixo Zero Brasil, Sindirecicle, Canaã Recicláveis, Central de Reciclagem, Biomavi, Ecodescarte, WM Ambiental e Prefeitura de Cuiabá.

Os valores arrecadados com as doações recebidas pelo Ecoponto são destinados para as instituições de acordo com cada segmento:

• Plásticos: É o Bicho MT, Cão Cuidado Cão Amor e Tampatinhas.
• Alumínio e sucata de ferro: Abrigo Bom Jesus de Idosos.
• Papel e Papelão: compra de kits escolares para crianças carentes da região.
• Eletrônicos: Hospital de Câncer de Mato Grosso.
• Óleo de Cozinha: valor dividido para as 12 escolas municipais cadastradas na campanha LEVO e que são locais de entrega voluntária.
• Vidros: não haverá valor em dinheiro para a reciclagem, pois o valor do resíduo é baixo, mas terão destinação correta.
• Remédios vencidos: não gera receita, mas igualmente terão a destinação correta.