32 C
Cuiabá
sábado, 4 de dezembro de 2021, 19:14
Slider
Início Revista 4o Poder Sonora Brasil grava em Porto Cercado

Sonora Brasil grava em Porto Cercado

0
103

Sonora Brasil 2021 terá participação de cantoras que cantam a cultura mato-grossense

“Gravação do Sonora Brasil – Líricas Femininas. Privilégio em receber Vera e Zuleika e Vera Capile. Posso chamá-las de Líricas Cuiabanas; momento espetacular que irá ao ar no dia 11 de novembro pelo Youtube do Sesc Brasil”, afirmou Josenira Rosa, Coordenadora de Cultura do Polo Socioambiental Sesc Pantanal.

As cantoras de Mato Grosso (Cuiabá); Vera Capilé e a dupla Vera e Zuleika, vão representar o estado na programação da próxima edição do Sonora Brasil.

O projeto será realizado em formato digital, no período de 19 de outubro a 12 de novembro, com a participação de 100 mulheres artistas e de 19 grupos indígenas de 21 estados brasileiros.

Em razão da pandemia da Covid-19, todas as atividades que integram o Sonora Brasil ocorrem em formato digital.

As apresentações das cantoras do Vale do Pantanal, em Mato Grosso ocorrerá no dia 11 de novembro, uma quinta-feira, a partir das 18h30, e será transmitido por meio do canal do Sesc no YouTube.

Sonora Brasil

O projeto tem a finalidade de apresentar ao público brasileiro as mais diversas manifestações culturais do País, por meio de apresentações musicais de artistas e grupos de territórios isolados e interiorizados e de áreas urbanas, evidenciando a pluralidade da música brasileira.

As estéticas e as narrativas que historicamente são colocadas à margem são levadas em conta para a elaboração, a curadoria e a realização do Sonora Brasil, que é uma ação integrada entre o Departamento Nacional e os Departamentos Regionais do Sesc.

Artistas de Mato Grosso:


As artistas Vera Baggetti e Zuleika Arruda, mais conhecidas como Vera-Zuleika, desde 1971, tem por objetivo sociocultural, pesquisar, divulgar, sensibilizar e estimular a preservação do Pantanal, Cerrado e Amazônia, biomas presentes em Mato Grosso. Zuleika Arruda é cuiabana, arte-educadora, bacharel em direito, professora universitária, cantora, compositora e artista plástica. Vera Baggetti é carioca (radicada em Mato Grosso há mais de 30 anos), arquiteta, mestra em educação patrimonial, professora universitária, cantora, compositora e artista plástica.

A cantora e compositora Vera Capilé comemorou em 2021, 60 anos de carreira, sendo retratada no filme “Homenagem à Vera Capilé”, que é um documentário contando a a vida da artista. Natural de Dourados (MS), a artista é dona de um carisma peculiar. Seu dom artístico é sempre ressaltado. Ela começou a cantar ainda menina e com seu talento, conquistou lugar especial entre os notáveis da cultura mato-grossense.

Fonte: https://matogrossototal.com/