Águas de Primavera realiza ação de limpeza preventiva nas redes de esgoto na região do Guterres

0
159

O descarte irregular de resíduos sólidos e água da chuva nas redes coletoras de esgoto são fatores que podem ocasionar extravasamentos e obstruções e, em dias chuvosos essas ocorrências aumentam. Por isso, a Águas de Primavera realiza periodicamente serviços de manutenção e limpeza da rede coletora e dos poços de visitas, além de orientar a população a utilizar o serviço de forma correta para que o sistema de esgotamento sanitário funcione com eficiência no município.

Como medida preventiva, a concessionária intensificou nesta semana as ações de limpeza em vários pontos da região do Guterres. Para realizar os trabalhos, a empresa utiliza equipamentos especializados como os caminhões hidrojato, que realizam os serviços de sucção de gorduras e detritos acumulados e possuem um sistema de jatos de água, movidos sob alta pressão, exercida de forma controlada para desobstruir tubulações e canos que estejam entupidos por resíduos ou dejetos. O procedimento é seguro e não oferece nenhum risco para o encanamento e ao meio ambiente.

De acordo com o coordenador da Águas de Primavera, Sérgio Campos, o objetivo é retirar das tubulações materiais sólidos descartados indevidamente, como garrafas, latas, plásticos, entulhos de construção, madeira, óleos de fritura e restos de comida, encontrados com muita frequência dentro das redes coletoras. “Os materiais sólidos entopem a rede e podem causar diversos transtornos, como transbordamento de poços de visita e de estações elevatórias de esgoto, inclusive o retorno de dejetos para os imóveis, além de aumentar os riscos para a saúde pública”, alerta.

Ele ainda explica que a água da chuva também pode ocasionar o entupimento da rede. O sistema de coleta de esgoto é composto por tubulações que tem como objetivo levar os dejetos sanitários dos imóveis até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A estrutura é projetada para receber apenas o esgoto doméstico proveniente do uso dos banheiros, tanques e pias de cozinha. O sistema de esgoto implantado no município não é dimensionado para receber um grande volume de água. Para isto, existe a galeria pluvial, local apropriado para a água da chuva.

Para o gerente de operações da Águas de Primavera, Rodrigo Queiroz, é importante reforçar que problemas dessa natureza são causados pelo mau uso do sistema de esgotamento sanitário. Por isso, a concessionária conta com o apoio da população para que a rede de esgoto funcione com eficiência. “Garantir que as instalações internas do imóvel estejam corretas/adequadas, inclusive com instalação de válvula de retenção (dispositivo simples e eficaz que atua no bloqueio de possíveis retornos de esgoto para dentro do imóvel) na saída da rede interna na caixa de inspeção, são medidas que podem evitar obstruções, extravasamento em vias, calçadas e possíveis casos de retorno interno nas residências e aliado ao uso correto da rede coletora ajuda a proteger a saúde e o bem-estar da população, além de contribuir para a conservação do meio ambiente”, afirma.

REUNIÃO NO GUTERRES

A Águas de Primavera realizou neste mês de novembro uma reunião do Programa Afluentes, iniciativa desenvolvida pela concessionária para ouvir as demandas dos moradores, na Praça do Guterres, estimulando a troca de informações que contribuem para aprimorar os serviços prestados à população. No encontro, os participantes tiraram dúvidas sobre as tarifas cobradas, limpeza periódica das caixas d’água, importância do uso consciente da água e a utilização correta da rede de esgoto.

CANAIS DE ATENDIMENTO

Em casos de obstruções ou denúncias de uso irregular da rede de esgoto, a população deve acionar a Águas de Primavera por meio dos seguintes canais: atendimento 24h no 0800 647 6060 (ligações de telefone fixo e celular) ou via WhatsApp pelo número (66) 99724-2963. A empresa disponibiliza também o aplicativo Águas APP, disponível para download gratuito nos sistemas Android e iOS, além dos Serviços Online, que pode ser acessado no site da concessionária www.aguasdeprimavera.com.br.

Acompanhe nossas ações e curta a página da Águas de Primavera no Facebook: https://www.facebook.com/aguasdeprimavera/