Cafeicultores devem ter atenção com a gestão da produção

    0
    46

    Ferramentas como as da GAtec, que auxiliam nos processos e controle da safra e podem diretamente melhorar a qualidade do café brasileiro, serão destaque durante o Encoffee, em Uberlândia/MG

    O Brasil é o maior produtor de café do mundo e figura entre os mais importantes consumidores e exportadores do produto. A safra (2022/23) está estimada em 58,2 milhões de sacas de 60 quilos, segundo levantamento mais recente da consultoria Safras & Mercado. Embora a quantidade seja expressiva, o resultado, se confirmado, representa redução de 2,9 milhões de sacas na comparação com a projeção anterior.

    Essa retração se atribui aos fatores climáticos que castigaram muitas regiões produtoras com secas, geadas, excesso de umidade ou até mesmo falta de chuva. Para reduzir as perdas, os produtores precisam ter uma boa gestão da fazenda e da produção. Para ajudar os cafeicultores nessa árdua missão, a GAtec, empresa de consultoria, treinamento, desenvolvimento e integração de sistemas para o agronegócio, marca presença no Encoffee 2022.

    Durante a feira, que acontece nos dias 27 e 28 de setembro no Palácio de Cristal, em Uberlândia/MG, os visitantes terão acesso a todas as ferramentas de gestão que a empresa disponibiliza para a produção de café. Segundo Jefferson dos Santos, gerente na filial de Minas Gerais, os cafeicultores e demais profissionais que atuam no setor, precisam ter conhecimentos e habilidades que apoiem na tomada de decisão. “O manejo de mudas, a condução da lavoura e da colheita, os fatores climáticos, as informações de produtividade, qualidade e classificação dos diferentes tipos de grãos são exemplos de informações importantíssimas no dia a dia do pequeno, médio e grande produtor”, diz.

    Entre as soluções que a GAtec fornece ao cafeicultor orientando e apoiando a gestão dos processos está o planejamento, monitoramento, execução das atividades produtivas e acompanhamento dos fatores climáticos (umidade, vento, temperatura, vegetação, relevo, qualidade do solo etc.). Além disso, o produtor pode ter controle da qualidade da produção e análises laboratoriais.

    De acordo com o gerente, utilizando a ferramenta, o cafeicultor pode ainda ter o melhor e mais preciso gerenciamento da estocagem e gerenciamento do maquinário, equipamentos, abastecimentos, manutenções e disponibilidade para uso. “Outro ponto importante que a nossa plataforma fornece é a gestão dos custos envolvidos e composição gerencial por processo, produto, fazenda, talhão, entre outros”, destaca o profissional.

    O Evento

    O Encoffee é um evento completo sobre a cafeicultura nacional e internacional. Em dois dias de feira, os participantes acompanham os principais especialistas do país em palestras e painéis sobre o mercado internacional do grão, a cafeicultura 4.0, a denominação de origem como diferencial, novas tecnologias na cafeicultura, além das tendências de consumo no Brasil e no mundo e o cenário econômico pós-pandemia.

    O evento conta ainda com analistas de mercado, representantes de cooperativas e economistas. “Teremos a oportunidade de nos aproximar de grandes empresas produtoras, cooperativas de café, agricultores familiares, fazendas produtoras, institutos de pesquisas tecnológicas, fornecedores de equipamentos e serviços específicos para a cafeicultura. Estaremos à disposição durante os dois dias para tirar dúvidas e conversar com os clientes mostrando nossas soluções e tecnologias”, finaliza Santos.

    Sobre – A GAtec S/A Gestão Agroindustrial está sediada em Piracicaba, no interior paulista, oferecendo aos clientes consultoria, treinamento, desenvolvimento e integração de sistemas de gestão para o agronegócio. Composta por profissionais com mais de 40 anos de experiência em planejamento e controle agroindustrial, a empresa conta também com filiais em Ribeirão Preto, Sul de Minas, Cuiabá, região do Matopiba, Goiás e Pará. Além disso, está presente em 14 países com mais de 300 clientes responsáveis por 9 milhões de hectares plantados. Sua atuação contempla todas as culturas do agronegócio, além da pecuária. Mais informações em www.gatec.com.br.