CÂMARA APROVOU: Vereador Dudu Carrapato luta para construção de capela em devoção a Vigilato

0
74

Na mais recente sessão ordinária (14) da Câmara dos Vereadores de Poconé, o Vereador Dudu Carrapato propôs uma solicitação ao Prefeito Tatá Amaral, para que providencie um terreno na localidade onde se encontra busto de Vigilato Canuto da Silva, no pantanal de Poconé, para edificar capela para proporcionar maior conforto e comodidade aos seus devotos.

O pedido em forma de INDICAÇÃO foi aprovado pelo plenário. No documento Dudu Carrapato justificou que “Vigilato era conhecido pela reza e devoção a Santo Antônio. Filho de escravos, fez fama com o seu poder de cura, mentalização e previsão de acontecimentos. Ficou conhecido por seus dons premonitórios e por sempre fazer a travessia dos bois sem perde-los. Faleceu em 1944 na região do Pixaim em Poconé”, descreveu o vereador.

Aqueles que tem fé e principalmente os defensores da cultura, história da região, manifestaram apoio ao pedido de Dudu Carrapato.

Vigilato Canuto da Silva:

Boiadeiro, paranormal, benzedor, viveu no Pantanal de Poconé, Mimoso em Santo Antônio de Leverger.

‘Chô’ Vigilato, sempre usou da sua espiritualidade para o bem; benzia pessoas, sugeria ações para melhorar a saúde, benzia animais, em especial gado desaparecido, por isso ganhou devotos nos mistérios do seu poder de cura e milagres. Fez fama no pantanal poconeano, e, em Cuiabá, com sua devoção a Sagrada Família, Santo Antônio, e com muita oração fazia previsões de acontecimentos futuros.

Vigilato teria nascido escravo, tendo em vista que a abolição ocorreu somente em 1888, considerando que ele faleceu com mais de 70 anos, em 07/09/1944, na região do rio pixaim, quando não havia ainda a Transpantaneira. Porém hoje o local onde supostamente Vigilato teria morado e sido enterrado, foi oferecido como espaço público para visitação, com anuência do atual proprietário.

No centro cultural de Poconé há uma imagem esculpida em madeira de Vigilato Canuto da Silva.

matogrossototal.com