Congresso de ufologia é realizado em MT para debater misticismo

    0
    71

    Por Eunice Ramos, TV Centro América

    Segundo Congresso de de Ufologia é realizado em Barra do Garças (MT) — Foto: Reprodução/TVCA

    O segundo Congresso Mato-Grossense de Ufologia e Parapsicologia começou nessa sexta-feira (20) para debater o misticismo em Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá. O município é conhecido por ter um ‘discoporto’, um aeroporto para objeto voador não identificado (OVNIs). O evento termina neste domingo (22).

    Segundo a organização, o evento vai atrair estudiosos e entusiastas do tema de todo o país, não só para participar do congresso, mas também para conhecer os atrativos turísticos e belezas naturais do município.

    De acordo com a secretária Municipal de Turismo, Jéssica Hirata, o segmento vem se desenvolvendo em vários locais do país.

    “Temos o ecoturismo muito forte e a gente tem também esse segmento da ufologia que tem se desenvolvido em vários locais do Brasil e do mundo. Agora temos esse evento para atrair mais pessoas para a nossa região”, disse.

    A programação conta com palestras com diversos conferencistas estudiosos de fenômenos ufológicos, além de uma vigília ufológica. Neste sábado (21), as palestras têm como tema a parte técnica do segmento.

    Segundo o presidente da associação de pesquisas ufológicas, Ataide Ferreira, a região em que está localizada o discoporto possui vários relatos de acontecimentos místicos.

    “O assunto é intrigante. A gente indaga até que ponto é realidade e até que ponto é imaginação. Essa região é propícia porque há um grande índice de relatos nesse âmbito. A importância dessa interação é trazermos a realidade desse fenômeno para um patamar mais científico, mais sério”, disse.

    O presidente ainda explica que no evento será apresentado registros e documentos que comprovam as ocorrências de situações místicas no local.

    “Vamos apresentar documentos que provam que os índios tiveram uma interelação por OVNIs, mas há a ocorrência estranhas no território brasileiro documentados e registrados. Então são especialistas do mundo inteiro no evento”, disse.

    'Discoporto' está dentro de parque estadual na região de serra em Barra do Garças.  — Foto: Marcos Vergueiro / Secom-MT

    ‘Discoporto’ está dentro de parque estadual na região de serra em Barra do Garças. — Foto: Marcos Vergueiro / Secom-MT

    Aeroporto para ETs

    O discoporto fica no alto do Parque Estadual da Serra Azul e foi em 1995. O município fica no centro geodésico do país, o ponto central, e desperta curiosidades sobre a paranormalidade mundo afora.

    O misticismo que cerca a cidade acabou por impulsionar a criação do dia do ET, sancionado em 2015, e comemorado no segundo domingo de julho.