Contra o câncer: ônibus vai percorrer o estado oferecendo exames e diagnósticos Iniciativa é uma parceria entre HCan-MT, Estância Bahia e empresas

0
111

Por: Nathalia Okde e Lidiane Moraes
Com o objetivo de garantir o diagnóstico precoce do câncer e aumentar as chances de cura, o HCan-MT (Hospital de Câncer de Mato Grosso) contará com uma Unidade Móvel de Saúde que será utilizada para percorrer todo o estado com campanhas de prevenção, oferecendo atendimento gratuito à população.

onibus hcan entregue

Ônibus foi adquirido com recursos de empresas do agro e parceiros. (Foto: Assessoria)
A unidade, que foi entregue nesta segunda-feira (15), foi inteiramente custeada com o apoio da Estância Bahia Leilões e parceiros.

O ônibus tem todos os equipamentos necessários para realizar exames e está preparado para percorrer todo o estado. E é justamente isso que o projeto originado dessa parceria pretende: ir aos municípios e oportunizar que as pessoas possam fazer exames de forma mais acessível.

Para o presidente do hospital, Laudemi Moreira Nogueira, o lançamento do projeto é a realização de um sonho.

“É um benefício que é dado, não apenas para o HCan-MT, mas para toda a sociedade mato-grossense, porque é um ônibus todo equipado para a prevenção do câncer. Ele vem com vários equipamentos e está estruturado com o que há de mais moderno disponível no mercado para esse tipo de ação”, destaca.

Justiça Federal mantém fechado trecho da BR-158 que corta a TI Maraiwatsédé
O ônibus tem quatro salas e um banheiro, sendo uma sala para mamografia, um consultório de ginecologia e um consultório odontológico completo, com raio X e ultrassom. Tem ainda uma sala para exames de PSA, com aparelho para leitura do material coletado e emissão do resultado.

A unidade móvel foi entregue oficialmente durante um evento realizado na noite desta segunda-feira, no qual parceiros e doadores do consultório itinerante estiveram presente.

Maurício Tonhá, diretor-geral da Estância Bahia Leilões, empresa parceira do projeto, explica que a proposta, além de fazer o bem, estimula que outras empresas do agro também façam doações e prestem apoio à população que tanto necessita.

Ônibus entregue na segunda-feira (15). (Foto: Maria Helena Manhães)
Ao Primeira Página, ele contou que a Estância Bahia visitou o Hospital de Câncer de Mato Groso há 14 anos. Todos se encantaram com o trabalho que era oferecido aos pacientes, mesmo com poucos recursos.

“E foi assim que decidimos abraçar essa causa e tentar ajudar e proporcionar um pouco mais à nossa sociedade. Também queremos ser motivadores e incentivadores de ações que possam ajudar outras pessoas”, declarou Tonhá.

Cerca de 96% do atendimento realizado no HCan é via SUS (Sistema Único de Saúde). O hospital também é referência para parte do estado de Rondônia e para os municípios bolivianos que ficam na fronteira entre Brasil e Bolívia.

O presidente da unidade explicou também que em 2021, mesmo no auge da pandemia, o hospital registrou um recorde de atendimentos. Foram mais de 137 mil pacientes atendidos.

onibus hcan

Agenda de visita começa em 2023. (Foto: Assessoria)
Estrutura do ônibus
Além de toda estrutura física necessária para procedimentos e diagnósticos, a unidade conta com médicos especialistas, cirurgiões, oncologistas clínicos e dentistas com especialidade na área oncológica e preparados para detecção do câncer bucal.

“O nosso equipamento para exame da mamografia disponibiliza o laudo com 40 minutos. Sendo um diagnóstico positivo, a pessoa é encaminhada para tratamento imediato”, explicou Nogueira.

Não há tempo hábil para atender todos os municípios em um ano. Então, é feito um mapeamento e assim, direcionadas as localidades a serem atendidas. Nas campanhas realizadas com as unidades móveis, cerca de 500 pessoas são atendidas em cada localidade.

Uma agenda de visitas está sendo elaborada em parceria com os doadores para que o máximo de cidades sejam atendidas. O ônibus deve começar a percorrer os municípios a partir de 2023.

Leia mais em: https://primeirapagina.com.br/saude/contra-o-cancer-onibus-vai-percorrer-o-estado-oferecendo-exames-e-diagnosticos/

Veja quem esteve no Jantar da Apresentação da Unidade Móvel de Saúde do Hospital de Câncer de MT, para campanha de prevenção gratuito aos matogrossense com apoio Estância Bahia Leilões e parceiros.

Pode ser uma imagem de 9 pessoas, pessoas em pé e área interna

Pode ser uma imagem de 3 pessoas e área interna

Pode ser uma imagem de 4 pessoas, pessoas em pé e área interna

Pode ser uma imagem de 5 pessoas, pessoas em pé e área interna

Pode ser uma imagem de 5 pessoas, pessoas em pé e área interna

Pode ser uma imagem de 4 pessoas, pessoas em pé e área interna

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e pessoas em pé

Pode ser uma imagem de 8 pessoas, pessoas em pé e área interna

Pode ser uma imagem de candelabro e área interna

Pode ser uma imagem de 3 pessoas, pessoas em pé e fogos de artifício

Pode ser uma imagem de 3 pessoas, pessoas em pé e área interna

Pode ser uma imagem de 4 pessoas, pessoas em pé e área interna

Pode ser uma imagem de 10 pessoas e área interna

Pode ser uma imagem de 3 pessoas, pessoas em pé e área interna

Pode ser uma imagem de 3 pessoas e ao ar livre