Cuiabanos se esquentam com pratos tradicionais como feijoada e ensopadão

0
92

A semana começou bem fria em Cuiabá, com temperaturas mínimas consideradas até estranhas para quem convive diariamente com um calor que passa dos 38ºC. Para ‘sacudir’ o frio e dar aquela sensação reconfortante de se aquecer, muitos recorrem a pratos deliciosos, feitos especialmente para aproveitar o climinha ‘europeu’ que visita a cidade raramente.

 

Por isso, o GazetaDigital foi conversar com alguns cuiabanos para saber o que eles costumam preparar, durante as temperaturas mais baixas. Como dessa vez o frio tem durado mais e, segundo o site de meteorologia Clima Tempo, deve permanecer na casa dos 10°C, durante o fim de semana.

 

Aposentada, cuiabana Carmiranda Benedita de Siqueira, 64 anos, aproveitou para montar um cardápio especial para sua família, que todos os dias se reúne para almoçar e jantar em sua casa.

A técnica operacional, Ana Carolina Albuquerque de 42 anos, que é de família tradicional cuiabana, aprendeu cozinhar com a mãe, titulada pelos amigos como uma cozinheira de mão cheia. Ela já se programou para realizar um prato especial para o final de semana caso o clima permaneça.

 

“O prato mais pedido aqui em casa durante o frio é o cozidão cuiabano, mas desta vez, quero preparar um charque no feijão, com calabresa e bacon, para reunir meus familiares e amigos no final de semana”, contou.

 

Cozido, ensopadão, cozidão, seja qual for o nome, é um dos pratos tradicionais da cuiabania. Em grupo de cuiabanos no Facebook, uma das integrantes postou o cozimento do prato, que em pouco tempo já tinha de mais de 1,5 mil vizualizações, mais de 400 comentários e acima de 200 compartilhamentos.

 

Veja vídeo

 

 

É de dar água no boca. Confira uma lista de opções para aproveitar o friozinho

Chá matte com torrada

Fondue de chocolate com frutas ou Fondue de queijo com torradas

Polenta com carne moída

Risoto acompanhado de um bom vinho

Chocolate quente

Mingau de aveia

Feijoada

Creme de mandioquinha

Camarão na moranga

Ensopadão de legumes

Macarronada

“Nesse tempo pede comida com caldo. Eu amo cozinhar para minha família, então aproveitei para inovar nesse tempo. Tenho netos pequenos e inserir os legumes diversificando com a carne foi uma das coisas boas que o clima proporcionou”, contou.

 

Ela ainda aproveitou para dividir o cardápio que foi realizado na semana. Na segunda, dando as boas vindas ao clima foi peixe ensopado, prato típico da região. Para o jantar, foi preparado uma sopa de legumes com carne moída, já na terça uma carne com mandioca, quarta uma feijoada e nesta quinta um ensopadão de costela.

Fonte: https://www.gazetadigital.com.br/editorias/cidades/