Fazendeiro registra redemoinho de fogo.

0
1572

Fazendeiro e auxiliares no combate a queimadas registram redemoinho que potencializa incêndio em zona rural.

Um vídeo que viralizou nas redes sociais foi enviado a reportagem do poconeonline.com.
Apesar de não identificar o local exato do incêndio, a região do centro oeste: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, fica assustada, tendo em vista que até mesmo o pantanal bem como o cerrado registram incêndios devastadores por causa da estiagem e recentemente precisou colaboração de bombeiros e força tarefa.
Sem chuvas, a umidade relativa do ar tem batido índices ruins, o que colabora não só para que as chamas se alastrem por áreas de mato seco, mas também para formação dos redemoinhos.
“Quando o solo está muito quente, o ar logo acima aquece de forma rápida e forma um minicentro de baixa pressão, que faz com que o ar suba em forma de espiral, levando poeira junto e formando o redemoinho”, afirma membros da força de combate a incêndios da região.
O que mais chama atenção no vídeo feito pelo suposto trabalhador rural é o diâmetro do redemoinho. Normalmente, eles são vistos com corpo mais fino e se desfazem com facilidade. Mas no caso do vídeo ainda não identificado o fogo é levado de um lado para o outro da estrada de chão carregando o incêndio para outro pasto seco.
Entre os comentários dos internautas nas redes sociais, vai desde pedido a Benção de Deus até piadas afirmando que o Saci Pererê está aproveitando o mês do folclore para incendiar as pastagens secas.
ATENÇÃO
Nossa reportagem está buscando a fonte exata do vídeo, no entanto fica o alerta para todo o país para que tenhamos cuidado com queimadas nesse período perigoso de estiagem. Essa é a intenção da divulgação.