Imagens de drone mostram trânsito de Cuiabá na pandemia; MT tem terceiro pior nível de isolamento

    0
    238

    Da Redação – Isabela Mercuri

     

    Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

    Após bater o segundo lugar no pior nível de isolamento social do Brasil no último sábado (9), Mato Grosso segue na terceira posição, com 38,36%, atrás apenas de Goiás (37,19%) e Tocantins (37.27%). Enquanto isso, o trânsito em Cuiabá volta a ficar movimentado e os motoristas já enfrentam filas nos horários de pico.


    Os dados são da plataforma ‘In Loco’, que analisa a localização dos celulares.  No último sábado (9), Mato Grosso tinha, segundo esta plataforma, 38,04% de isolamento. Ou seja, 61,6% dos cadastrados estava se movimentando pela cidade ou pelo estado. O pior estado, neste dia, foi Goiás, com 37,45%, e o melhor, Ceará, com 50,76%.

    Cuiabá na segunda-feira (11) (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

    Na segunda-feira (11), o repórter fotográfico do Olhar Direto registrou a movimentação pelas ruas de Cuiabá, cidade do estado com o maior número de infectados pelo novo coronavírus (221).

    Na capital, os shoppings, academias, bares e restaurantes estão fechados, mas o comércio foi reaberto no dia 27 de abril. Poucos dias após a reabertura, o aumento na movimentação pela cidade já era notório.

    Veja os vídeos do dia 27 de abril:

    Agora, vídeo do dia 4 de maio:

    No dia 27 de abril, quando o comércio reabriu as portas na capital, Cuiabá tinha 126 casos confirmados. Hoje, 16 dias depois, já são 221 casos. Em todo o estado, há 604 casos, de acordo com boletim da  Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) de terça-feira (12). O Estado também atingiu o número de 20 óbitos, sendo o último em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá.

    Entenda

    A InLoco, realizadora da pesquisa, trabalha para desenvolver a tecnologia de localização “mais precisa do mundo” que, hoje, é 30 vezes mais precisa que a do GPS, por exemplo, premiada por órgãos reconhecidos em computação, como ACM – Conference on Economics and Computation e o Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), nos EUA.

    O índice de Isolamento Social foi criado para ajudar no combate ao novo coronavirus (Covid-19) e fornecer dados a institutos de pesquisa. Os dados de localização só são captados com autorização  do usuário. Não são coletadas informações como nome, RG ou CPF.

    9COMENTÁRIOS