Janaina Riva assumirá presidência da Assembleia de MT pela 2ª vez

0
54

A deputada estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Janaina Riva (MDB), vai assumir provisoriamente a presidência da Mesa Diretora da Casa de Leis na próxima semana.

A parlamentar irá presidir à Assembleia Legislativa na semana da mulher, inclusive durante a sessão solene marcada para segunda-feira (7) em homenagem ao Dia Internacional da Mulher – comemorado no dia 8 de março.

Segundo Janaina, o presidente da Assembleia, deputado Eduardo Botelho (DEM) decidiu não assumir a ALMT até que o STF – Supremo Tribunal Federal julgue o mérito de uma decisão que determinou seu retorno ao cargo.

“A pedido do presidente Botelho, eu assumo interinamente, vou presidir a sessão de quarta-feira (9) e fico até o retorno dele. O presidente deve voltar até o final da próxima semana, mas sem a data definida”, disse Janaina.

Questionada se haveria necessidade de uma nova posse da Mesa Diretora da ALMT, a deputada destacou que não há necessidade de formalização do ato. De acordo com a parlamentar, a posse da mesa já aconteceu no ano anterior.

A deputada argumentou que não é a primeira vez que comanda o Legislativo Estadual e destacou que a semana é especial e simbólica.

Ela foi a primeira mulher a tomar posse no cargo, em abril de 2019 e ficou por 50 dias na presidência da Casa de Leis.

Decisão do Supremo

Na semana passada, o STF determinou o retorno imediato do deputado estadual Eduardo Botelho ao comando da Mesa Diretora da ALMT. A decisão liminar foi proferida em 23 de fevereiro pelo ministro Alexandre de Moraes.

O julgamento do mérito para o retorno do parlamentar começou na última sexta (25), no entanto, o ministro decidiu derrubar a medida cautelar que suspendeu a eleição que reelegeu Eduardo Botelho para à presidência da ALMT para os anos de 2021 e 2022.