MODELOS ANTIGOS Colecionador de MT tem carros fabricados há 60 anos

0
65
G1-MT

Um colecionador de carros antigos de Cuiabá tem modelos fabricados há mais de 60 anos. O comerciante Dário Tavares dos Santos, começou a coleção em 2009, e até este ano, já possui mais de 20 carros antigos.

Nesta sexta-feira (13) é comemorado o Dia do Automóvel que foi criado em 1934.

O comerciante possui o primeiro modelo de um F100 de 1960. Ele foi o primeiro da categoria a chegar no Brasil, além de um carro do mesmo modelo do ano de 1975.

Esses carros são considerados raridades. “Além de ser uma cultura, eu falo que é viciante. A paixão por carro começou em 2009 quando fui convidado para um evento de carro antigo. Eu comecei a ver aquela movimentação de carro e pensei que precisava ter um”, contou.

O comerciante coleciona veículos há 10 anos e o preferido é o clássico Landau de 1981, todo original.

O funcionário público federal José Antônio também é fascinado por carros. A coleção dele teve inicio com um Maverick de 1977. O veículo era da família, mas acabou ficando para ele.

Em 1990, percebeu que precisava aumentar a frota. A paixão acabou virando um negócio. Hoje ele aluga carros antigos e importados para casamentos e aniversários.

“Por ter esses carros, as pessoas me procuravam para outras atividades. Amigos querendo que eu levasse para casamento e acabei comprando outros já para essa finalidade”, disse.

No brasil existem mais de 53 milhões de carros. Deste total, quase 3 milhões são considerados carros históricos.

“O gosto é andar nele, as pessoas param para perguntar se funcionam mesmo, se é original. A gente tira estresse com aquilo que gosta e o que eu gosto é de carro antigo”, disse.