MT registra geada e até congelamento de água com chegada de massa polar;

    0
    111
    FRIO INTENSO

    Da Redação  OlharDireto – Michael Esquer Foto: Arquivo pessoal

    Jauru (409 km de Cuiabá) registrou geada na manhã desta quinta-feira (19). No município, os termômetros marcaram 2ºC às 6h da manhã, segundo o Climatempo. Em Chapada dos Guimarães (70 km de Cuiabá), moradores também registraram o congelamento de água. O fenômeno ocorre em meio a chegada da massa polar do sul do País, que derrubou a temperatura em várias cidades, inclusive em Cuiabá que, com 7°C na madrugada de hoje, registrou a menor temperatura do ano.

    Edson Duarte, de 52 anos, pecuarista e proprietário da fazenda Veneza, localizada na zona rural da cidade, foi um dos moradores surpreendidos com a cena. Ao Olhar Direto, ele contou que o episódio serviu para experimentar como é o frio em outras regiões do País.

    “Levantamos hoje, saímos e vimos gelo. Vimos que tinha geado nos carros, no para-brisa dos carros e na grama, o capim estava branco. A gente não é acostumado com isso, então ficamos assim meio surpresos”, disse Duarte. A esposa do pecuarista, Roberta Duarte, registrou a cena.

    Na gravação enviada à reportagem, é possível ver a camada de gelo sobre os objetos. “A gente fica imaginando: ‘meu Deus, como que é o trem lá, onde neva mesmo, né?’ Então, aqui a gente já teve um pouquinho de experiência sobre isso. É muito frio. Frio de cortar”, acrescentou Edson.

    A geada ocorre quando se formam camadas finas de gelo sobre as plantas ou outras superfícies lisas, como vidros de janelas. Os períodos mais comuns de ocorrência são o inverno ou o outono, porém, elas também acontecem em outras épocas do ano, com a passagem de frentes frias ou de massas de ar polar.

    De acordo com o Climatempo, Jauru registrou 2ºC por volta de 6h desta manhã. Para o resto do dia, a máxima não deve ultrapassar 24ºC em Jauru. Na sexta-feira (20), a temperatura sobe e a mínima registrada deve ser de 6ºC, com máxima de 26ºC.

    Veja vídeos: 
             

    Em Chapada dos Guimarães, moradores também registraram o congelamento de água, nesta manhã. Em uma filmagem, um internauta mostra que a água que estava alojada em uma lona amanhece congelada.

    Na cidade chapadense, a mínima registrada foi de 9°C às 6h da manhã, conforme o Climatempo. Durante o dia, a máxima não deve ultrapassar 20ºC. Na sexta-feira (20), o município registra miníma de 6ºC e máxima de 23ºC.

    Veja vídeo:

    Recorde em Cuiabá

    Na madrugada desta quinta, Cuiabá bateu novo recorde de frio após os termômetros marcarem 7ºC, de acordo com registro feito pelo Instituto Nacional de Metereologia (Inmet). Na terça-feira (17), os cuiabanos já haviam sido surpreendidos com a queda brusca na temperatura, que chegou a 11ºC, até então a menor do ano.

    A previsão do Inmet aponta que as temperaturas baixas devem persistir até o próximo domingo (22). Em Cuiabá, a mínima prevista nesta quinta é de 9ºC, com máxima de 22ºC. Já na sexta-feira (20), a mínima deve ser de 11ºC, com máxima de 25ºC. No sábado (21) e no domingo (22), a temperatura pode chegar a 13ºC.