31 C
Cuiabá
sábado, 24 de setembro de 2022, 21:30
blink
d2dbabab-f2ca-44ee-af0a-0b18093fbc61
Banner (1)
BannerSite_0800_AegeaMT_970x90px_Poconé
970X90SETEMBRO
970x90 (25)
970x150
Início Destaques Museu de Arte Sacra de Mato Grosso participa de evento nacional Primavera...

Museu de Arte Sacra de Mato Grosso participa de evento nacional Primavera dos Museus

0
182

Atividades do equipamento cultural da Secel fazem parte da programação promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBram)

Mais uma vez, o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MAS-MT) faz parte da programação nacional da “Primavera dos Museus”, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em sua 14ª edição, o evento reúne atividades virtuais de diversas instituições do país com o tema “Mundo Digital: Museus em Transformação”.

“O Ibram propôs um tema oportuno que nos deu a oportunidade de debater o processo pelo qual estamos passando, o desafio de prestar serviço exclusivamente virtual, neste período em que as atividades presenciais estão suspensas. O tema oportuniza um momento de prestação de contas para a sociedade e ainda possibilita uma auto-reflexão sobre esse isso, que foi um dos desafios mais intensos que já tivemos”, avalia Viviene Lozzi, diretora e presidente da OSC que faz a gestão compartilhada do MAS-MT.

As atividades do equipamento da Secel programadas no evento nacional incluem o lançamento experimental da exposição Virtual 360° do museu, no domingo (27.09). Com transmissões pelas redes sociais do Museu de Arte Sacra, o restante da programação conta ainda com encontro de representantes de museus de Mato Grosso, cine-debate e curso. Confira.

Quarta-feira (23.09): Encontro de gestores e representantes de museus e aparelhos culturais de Mato Grosso

Com o objetivo de avaliar o processo e as estratégias remotas de educação patrimonial em meio à pandemia, o encontro reunirá representantes de aparelhos culturais por meio de um aplicativo de reuniões e transmitido a todos os interessados.

O debate terá a participação dos coordenadores do Museu de Imagem e Som de Cuiabá e do Sesc Mato Grosso, Cristóvão Luiz Gonçalves e Angélica de Almeida, respectivamente. Waldineia Almeida, da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, e Silvana Cordova, do Cine Teatro Cuiabá, representam os equipamentos sob gestão da Secel e também vão compartilhar suas estratégias.

Quinta-feira (24.09): Cine-debate “potencialidades da mediação digital”

Apresentação do curta experimental “Espaço entre: Anamorfose, Video Mapping e Fabricação Digital” e debate sobre as potencialidades da mediação digital como ator ativo na construção da memória coletiva da população.

Participam do debate o arquiteto Gilfranco Alves, professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e o ator Douglas Peron, Mestre em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Sábado (26.09): curso de Educação Patrimonial

Das 8h às 12h e das 14 às 18h, haverá a transmissão ao vivo das disciplinas Referências Culturais e Inventários Participativos I e II, que compõem o curso de Educação Patrimonial e Novas Tecnologias de Informação.

O curso de 60 horas está sendo realizado pelo MAS-MT com vagas limitadas. Neste dia, os participantes que preencherem o cadastro terão direito a certificação de 8 horas.

As disciplinas são ministradas pelas arquitetas Maria Bárbara Thame Guimarães e Ana Vittori Frigeri, ambas vinculadas a núcleos de estudo da UFMT e co-autoras do projeto independente de educação patrimonial Atlas Cuiabano.

Primavera dos Museus