NA DINAMARCA A ambientalistas e investidores europeus, Mendes destaca combate ao desmatamento em MT feito com monitoramento por satélite

    0
    140

    Da Redação – Michael Esquer Foto: Secom-MT

    O governador Mauro Mendes (DEM) citou o sistema de monitoramento via satélites de Mato Grosso como uma das principais ferramentas no combate ao desmatamento ilegal. A mensagem foi destinada a ambientalistas e investidores europeus. A afirmação foi feita durante a conferência “Contribuição brasileira para o desafio do fornecimento de alimentos saudáveis”, realizada nesta quinta-feira (28) na Câmara de Comércio da Dinamarca.

    “Mato Grosso investiu em tecnologia com a contratação de um sistema de monitoramento em tempo real, 24 horas por dia, que detecta qualquer crime ambiental e emite alertas. Nosso foco é tolerância zero contra os crimes ambientais”, disse o chefe do Executivo Estadual.

    O sistema mencionado pelo governador, trata-se de um serviço viabilizado com recursos do Programa REM Mato Grosso (do inglês, REDD para Pioneiros), que desde 2019 vem monitorando em tempo real toda a cobertura vegetal de Mato Grosso. De acordo com o programa, o monitoramento contribuiu para que o Estado reduzisse  os alertas de desmatamento em 21,7%, nos últimos 12 meses. O dado oficial é do Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

    (Foto: Secom-MT)

    Mendes também acrescentou que o Estado continuará com a sua política de tolerância zero ao desmatamento. Segundo ele, há o entendimento de que é possível dobrar a produção de alimentos, sem que para isso milhares de árvores sejam derrubadas. Neste caso, a melhor opção é produzir agricultura nas mesmas áreas utilizadas para a pastagem do gado.

    “Temos potencial, temos maturidade e estamos preparados para continuar no caminho da conservação e produção sustentável”, enfatizou.

    O governador cumpre agenda durante toda a semana na Dinamarca e depois segue para a Escócia, onde participa da Conferência Mundial do Clima, a COP-26.

    Sobre o REM MT

    O Programa REM MT (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação florestal, do inglês, REDD para Pioneiros) é uma premiação dos governos da Alemanha e do Reino Unido, por meio do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW), ao Estado do Mato Grosso pelos resultados na redução do desmatamento nos últimos anos (2004-2014).