Orquestra Ciranda; Mundo abre temporada com concerto dedicado à Nelson Ayres

0
47

Espetáculo musical conta com a participação do próprio artista homenageado e da cantora Estela Ceregatti

A Orquestra Sinfônica CirandaMundo volta ao palco do teatro Zulmira Canavarros, a partir das 20h deste sábado (24), para apresentar “A arte de Nelson Ayres”. Para adquirir o ingresso, basta levar um brinquedo no dia da apresentação. Os itens arrecadados serão doados para crianças carentes.

A apresentação conta com a ilustre participação do próprio Nelson Ayres, uma das personalidades mais importantes da música instrumental brasileira contemporânea. Esta será a terceira vez que ele dividirá o palco com a Orquestra CirandaMundo.

“Por seu talento e experiência, Nelson sempre traz significativas contribuições para nossa orquestra. É um artista com trajetória longa de atuação na música brasileira e sua obra como instrumentista, regente, arranjador e compositor tem deixado marcas indeléveis em toda uma geração de artistas”, avalia o maestro Murilo Alves.

A apresentação abre a temporada de concertos da Orquestra CirandaMundo. “Será uma oportunidade ímpar retomar as atividades com um convidado parceiro já de longa data, portanto estamos felizes e muito animados com esse momento”, acrescenta o maestro, que também é diretor artístico e presidente do Instituto Ciranda.

Quem também irá dividir o palco com a orquestra é a cantora e instrumentista Estela Ceregatti. “É uma artista que vem construindo uma trajetória muito consistente no cenário musical brasileiro e irá participar das músicas ‘Anos Dourados’, ‘Nada Será como Antes’ e ‘É luxo só'”, adianta Murilo Alves.

O repertório ainda conta com importantes obras do artista homenageado, como “Flor do Mato”, “Cidade Encantada” e “Perto do Coração”, além de outros grandes clássicos da música brasileira, a exemplo de “Aquarela”, “Trenzinho Caipira”, “Tenho sede de um xodó” e “Carinhoso”.

Nelson Ayres

O programa musical é todo dedicado às composições e arranjos de Nelson Ayres, cujas obras autorais foram gravadas por reconhecidos artistas nacionais e internacionais, como Milton Nascimento, Herbie Mann, Mônica Salmaso, César Mariano, Renato Braz, Kenny Kotwick, Joyce, Ivan Lins, Marlui Miranda, Daniel, Vinícius de Moraes, Chico Buarque, Edu Lobo, Simone, Nana e Dori Caymmi e Gal Costa.

Suas composições têm sido executadas por grandes orquestras, solistas e grupos de câmara em todo o mundo. A Orquestra Sinfônica de Jerusalém, New York Symphony Brass Quintet, Ahn Trio, Henry Bok e Julliard Brass Quintet são alguns exemplos. Ayres foi comissionado pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo para compor o Concerto Para Percussão e Orquestra, indicado ao Grammy Latino em 2011 como melhor CD de música clássica.

“Conheci sua obra por meio dos discos e depois ao dirigir concertos com Ivan Lins com arranjos assinados por Nelson. Estive à frente de um concerto com Mônica Salmaso, no qual ele estava como pianista, arranjador e compositor. Mais recentemente, fui diretor musical e regente do espetáculo musical ‘O Grande Circo Místico’, novamente tendo o Nelson como pianista, compositor e arranjador”, relembra o maestro Murilo Alves.

Instituto Ciranda

A Orquestra Sinfônica CirandaMundo é composta pelos alunos mais experientes e também por professores do Instituto Ciranda – Música e Cidadania, instituição que também conta com as orquestras Cirandinha e Primeira Ciranda.

Criado em 2003, o Instituto Ciranda utiliza a música como ferramenta de cidadania. Atualmente, atende cerca de 800 crianças, adolescentes e jovens de diferentes classes sociais e cidades mato-grossenses.

São ofertadas, gratuitamente, aulas de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, clarineta, oboé, fagote, trompa, trompete, trombone, bombardino, tuba, percussão, coral e musicalização infantil.

A instituição também oferece aulas teóricas, métodos e partituras. São disponibilizados regularmente cursos de capacitação e aperfeiçoamento profissional nas áreas musicais e de produção cultural. A proposta inclusiva possibilita que muitos alunos continuem os estudos musicais em universidades do Brasil e exterior.

O Ciranda conta com algumas parcerias para a manutenção dos programas. A empresa Bom Futuro, Eletrobrás Furnas, Energisa, Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão (AMPA), Sesc Pantanal e Unimed Cuiabá são alguns destes parceiros.

Serviço:

O que: Orquestra CirandaMundo apresenta “A Arte de Nelson Ayres”

Onde: Teatro Zulmira Canavarros

Quando: 24 de setembro às 20h

Ingresso: Doação de brinquedos a partir das 19h no Teatro Zulmira Canavarros

Túlio Paniago