A Prefeitura de Várzea Grande em parceria com a QQualifica (são dois Q), realizou um curso para operadores de máquinas pesadas inclusive que mulheres.

0
30

ANO NOVO, PROFISSÃO NOVA

VÁRZEA GRANDE CAPACITA MÃO-DE-OBRA PARA OPERACIONALIZAÇÃO DE MÁQUINAS PESADAS

 SERVIDORES MUNICIPAIS QUE OPERAM MÁQUINAS PESADAS TAMBÉM PARTICIPARAM E PASSARAM A TER ENSINAMENTOS DAS NOVAS TECNOLOGIAS QUE ESTÃO PRESENTES NAS MÁQUINAS PESADAS

Para 819 homens e mulheres em Várzea Grande, o ano novo chegou e com ele o desejo de mudar de vida, concretizar sonhos e conquistar uma renda maior foi facilitado pela Prefeitura de Várzea Grande que por meio de uma parceria viabilizada pela Secretaria de Viação e Obras com a empresa QQualifica Cursos, ofertou curso gratuito de operacionalização de máquinas pesadas.

O prefeito Kalil Baracat frisou que abrir novas perspectivas e oportunidades para as pessoas trabalharem, torna Várzea Grande, uma referência, porque temos conseguido, via parceiros, encaminhar currículos e permitir que as pessoas sejam empregadas e se tornem economicamente ativas, isto é essencial para famílias, para cidade, para Mato Grosso e para o Brasil.

“Tenho convicção de que estamos no caminho certo em oportunizar conhecimento, emprego e principalmente que as pessoas sejam economicamente ativas”, explicou o prefeito de Várzea Grande.

Kalil Baracat sinalizou ainda que Várzea Grande tem encontrado retorno nas propostas de parceria, seja com setores da indústria e do comércio e com a iniciativa privada.  “Temos parceria com o SENAI, o SESI, SENAC entre outros ou com a iniciativa privada, como agora com a QQualifica e com aqueles que recebem currículos encaminhando empregos e isto tudo visando abrir perspectivas para as pessoas que querem estudar, querem se capacitar e participar do concorrido e cada vez mais exigente, mercado de trabalho”, disse Kalil Baracat sinalizando que quanto mais parceiros, mais oportunidade, mais possibilidade e maior as chances de emprego.

Já para o secretário de Viação e Obras, Luiz Celso Moraes, o curso torna as pessoas capacitadas em uma profissão, a de operador de máquinas pesadas, que constantemente tem vagas aberta no mercado de trabalho e com remuneração considerável.

“O curso foi voltado para homens e mulheres, sem qualquer experiência anterior com esse tipo de maquinário e 100% gratuito, desde a isenção da taxa de inscrição até o material didático. O curso também foi ofertado para os operadores que já trabalham na Prefeitura de Várzea Grande. Foi um incentivo muito grande dado pelo prefeito Kalil Baracat, oportunizando uma nova profissão a quem mais precisa. Ficamos comovidos por poder contribuir com mulheres que também realizaram o curso de operador de máquinas pesadas, pessoas simples que muitas vezes sofrem com o preconceito, mas chegaram aqui e não tiveram problema algum, se saíram muito bem. Entendemos que essa capacitação vai possibilitar não apenas a inserção de novos profissionais no mercado, bem como, atualizar os operadores que atuam pela prefeitura, tanto efetivos quanto contratados”, declarou o secretário, Luiz Celso de Moraes.

O gestor também pontuou que o curso foi completo, com aulas on-line, material apostilado, aulas teóricas e aula prática.

“Foi abordada também a necessidade de aperfeiçoamento constante uma vez que esses maquinários embutem novas tecnologia que são atualizadas constantemente. Além de conhecimento, o curso trouxe mais segurança para os operadores, já que as normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho fizeram parte do conteúdo programático do curso. No último dia, após as aulas práticas, todos receberam certificação e a Carteira Nacional do Operador de Máquinas Pesadas”.

A capacitação contemplou a operacionalização dos seguintes maquinários pesados: pá mecânica ou pá carregadeira, retroescavadeira, trator agrícola, escavadeira hidráulica, motoniveladora e empilhadeira.

“O objetivo da parceria foi de oportunizar uma nova profissão, qualificar quem já está no mercado de trabalho – nesse caso precisou comprovar formação, bem como promover a inclusão, gerando oportunidades de ingresso no mercado de trabalho. O curso também teve perfil beneficente, por meio de parcerias entre entidades públicas e privadas, e segue todas as normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho, como NR 11. Ao final do curso, o aluno pode escolher a certificação de um tipo de máquina ou de quatro máquinas. Agradecemos ao prefeito Kalil Baracat, ao secretário de Viação e Obras Luiz Celso e à Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer – SMECEL, através do secretário Silvio Fidélis, que disponibilizou estrutura física para as aulas presencias”, disse o instrutor e supervisor da QQualifica, Paulo Henrique Godoy Meneses.

Sobre o mercado de trabalho dos operadores de máquina pesadas, Paulo Henrique Godoy Meneses informa a remuneração varia de R$ 2,5 mil até R$ 15 mil, variando conforme o Estado, o tipo de máquina, contratação do serviço e tempo de trabalho do operador. A QQualifica estima que já capacitou cerca de 70 mil pessoas em cursos como o ministrado em várias cidades brasileiras.

PARTICIPANTES – Para o agora operador de máquinas pesadas, Alex Frank da Silva Costa, a oportunidade foi única e maravilhosa.

“Ótima experiência, maravilhoso curso e oportunidade única. Nunca tinha pensado em fazer o curso de operador até porque não tive a oportunidade. Agora espero entrar no mercado de trabalho para operar máquinas pesadas e melhor a vida. Só tenho que agradecer ao prefeito e quem mais oportunizou esse curso, pois conhecimento nunca é demais e hoje eu consegui mais uma qualificação, mais uma oportunidade para o mercado de trabalho. Agradeço a Deus também”.

Rejane Aparecida do Prado e o marido Renan Ferreira do Prado vieram do município vizinho, Nossa Senhora do Livramento, para realizar o curso.

“O curso foi gratificante. Fiz o curso junto com meu esposo, vim apoiar ele e ele me apoiar, para que a gente possa alcançar novas conquistas juntos. Agradecemos a oportunidade que o prefeito deu para nós e todos da região. Para mim que sou mulher e muitos perguntam o que eu quero mexendo com um maquinário desses. Mas eu sou curiosa, gosto de novos desafios, espero que seja um incentivo para outras mulheres e homens também, pois esse curso representa uma nova oportunidade de emprego nesse ano que inicia, pois não está fácil e a prefeitura está oferecendo gratuitamente uma oportunidade única para nós e difícil de acontecer. Estou muito feliz e agradecida”, afirmou Rejane.