Prefeitura intensifica serviços de limpeza para a realização da Cavalhada em Poconé

0
79
A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, está intensificando os serviços de limpeza pública urbana na região do bairro Cohab Nova, Recanto dos Pássaros e Vila Baleares com o objetivo de deixar tudo limpo e preparado para receber a população local, turistas e visitantes que irão prestigiar a Tradicional Cavalhada que acontecerá no próximo dia 26 de junho (domingo), a partir das 08h (oito horas da manhã) no Clube Cidade Rosa (CCR) em Poconé (104 km de Cuiabá-MT).
Além dos serviços de roçada, capinação e varrição, os homens e máquinas da Sinfra ainda realizam a coleta de entulhos como restos de materiais de construção, galhos de árvores, dentre outros.
Através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário Rural, a Prefeitura de Poconé também vem dando apoio logístico aos festeiros do Glorioso São Benedito nos preparativos da arena do Clube Cidade Rosa (CCR) onde é realizada a Tradicional Cavalhada. Com a utilização de uma patrulha mecanizada (trator e grade aradora), fez, durante a semana, todos os ajustes necessários para que a arena ficasse apropriada para a utilização dos cavaleiros mouros e cristãos durante o espetáculo.
Outro detalhe importante é que, após mais de 30 anos de espera, esta será a primeira Cavalhada em que os moradores da região, em especial, da rua Justino Gonçalves da Guia (Rua do CCR), não irão sofrer com os transtornos da lama e da poeira, pois, o Poder Público Municipal entregou no dia 22 de outubro de 2021, ou seja, no ano passado, as Obras de Pavimentação Asfáltica e Iluminação Pública do canteiro central da via.
A obra foi realizada com recursos próprios da Prefeitura graças a arrecadação feita através da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) e esteve orçada em R$ 1.786.356,93 (um milhão, setecentos e oitenta e seis mil, trezentos e cinquenta e seis reais e noventa e três centavos) e ultrapassou a ordem de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) devido a inclusão do trecho que vai ao encontro até a rua Tércio Paredes e, também, da aquisição de postes duplos, cabeamentos, lâmpadas LEDS, mão de obras e serviço.
A rua Justino Gonçalves da Guia Asfaltada foi asfaltada de forma duplicada e conta com canteiro central, sinalização horizontal e vertical e rede de drenagem de águas pluviais garantindo o bom estado de conservação da via nos períodos chuvosos. Com o asfalto, foi decretado o fim dos protestos que haviam no período de festas no CCR e, com isso, as condições precárias de tráfego e os transtornos provocados pela poeira e pela lama deixam de existir e os moradores hoje têm mais qualidade de vida, segurança e, principalmente, maior valorização de seus imóveis.
*CAVALHADA DE POCONÉ*
A Cavalhada de Poconé é uma tradicional festividade de origem portuguesa que ocorre em Poconé, município do estado de Mato Grosso.
A tradição chegou a Mato Grosso em 1769, em comemoração à chegada de Luiz Pinto de Souza Coutinho, terceiro governador de Mato Grosso.
A manifestação é comumente associada a famosos episódios da história e da literatura universal, como a Guerra de Troia e as Cruzadas. Cavalos e cavaleiros ricamente ornamentados competem ao som do repique de uma “caixa”. A Cavalhada acontece todos os anos durante a Festa de São Benedito, em junho, que além do embate entre os exércitos mouros e cristãos, a Cavalhada tem ainda o Baile dos Cavaleiros, a Festa da Iluminação (com espetáculo pirotécnico), a Dança dos Mascarados, siriri e cururu, e é encerrada com um grande show popular.
Durante a festa, cavalos e cavaleiros ornamentados disputam a rainha, que fica sob a guarda do festeiro. Participam da apresentação 24 cavaleiros, doze do exército mouro, e doze do exército cristão, e mais um auxiliar para cada cavaleiro os chamados pajens.
Pode ser uma imagem de ao ar livre
Pode ser uma imagem de 5 pessoas, pessoas em pé, árvore e estrada
Pode ser uma imagem de 2 pessoas, árvore, estrada, céu e rua
Nenhuma descrição de foto disponível.
Pode ser uma imagem de 4 pessoas e ao ar livre
Fonte: https://www.facebook.com/Prefeituradepocone