Da Redação – Fabiana Mendes Foto: Reprodução / Prefeitura de Cuiabá

“Essa ação é sempre recorrente quando o frio chega e vamos atender a solicitação das comunidades com maior necessidade afim de ajudar àquelas pessoas que precisam se proteger. Além disso estamos conversando com os líderes e averiguando quais outras necessidades que podemos contribuir para o melhor daqueles menos favorecidos”, disse.
A primeira-dama também chamou a atenção para os casos de violência doméstica e familiar que têm aumentado durante esse período de quarentena. Segundo o secretário Jonail, os líderes comunitários têm papel importante nessa questão devido a proximidade residencial entre os moradores para então monitorar eventuais casos de agressão.
“Os presidentes de bairro têm contato direto com a comunidade, então geralmente quando acontece essas situações um vizinho ou outro acaba falando com o presidente. O que falta as vezes é alguma referência para repassar as informações junto as autoridades”, contou.
Ainda durante a videochamada, a primeira-dama reforçou a criação da Secretaria Municipal da Mulher e atuação da prefeitura conjunto com as demais instituições na criação da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica de Mato Grosso.
“Nós pedimos a atenção dos líderes comunitários para nos ajudar a identificar esses casos para que as instituições, assim como nossa inédita secretaria e as demais, possam chegar ao um plano de ação uma vez com esse caso sendo identificados”, concluiu.