Residencial de Aripuanã ganha arborização urbana

0
42

Iniciativa da Nexa traz benefícios ambientais e contribui para a melhoria da qualidade de vida dos moradores

A Nexa deu início ao Projeto de Arborização do Residencial Dardanelos, em Aripuanã. A iniciativa, contemplada no Plano Diretor de Arborização Urbana do município, está alinhada aos requisitos legais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM). Será plantada uma árvore por residência, totalizando em média 250 espécies nativas da região, sendo elas quaresmeiras, resedás e murtas, que ficarão intercaladas entre as ruas. Além do plantio de mudas, o projeto de arborização prevê o engajamento da comunidade nos cuidados e na proteção da biodiversidade.

Nos últimos dias, uma equipe especializada e contratada pela empresa esteve no local para limpeza da área e checagem das condições de plantio. Houve também o preparo e o manejo do solo, assim como a adubação para acomodação das espécies. A ação serve como base para implementação efetiva do Plano Diretor, que fixa as diretrizes e critérios necessários para uma política de implantação, monitoramento, conservação e expansão da arborização urbana, com a meta de detectar as reais condições das árvores situadas em áreas verdes, praças, ruas e avenidas existentes no município.

A secretária adjunta de Meio Ambiente, Márcia Auxiliadora da Silva, disse que a iniciativa é muito importante para o bem-estar da população. Ela destacou que a gestão pública está em fase de planejamento de ações pontuais de restauração da biodiversidade e já esteve dialogando com outros municípios para implementação do Plano Diretor. “A cidade em boas condições de arborização é capaz de amenizar as altas temperaturas. Essas ações estruturadas sendo realizadas são essenciais para a melhoria da qualidade de vida da população”, pontua a gestora.

A gerente de Meio Ambiente da Nexa, Caroline Scherer, esclarece que a arborização traz várias vantagens à população e ao meio ambiente, como incremento na impermeabilidade do solo. Segundo ela, o plantio de mudas nativas estimula a conscientização sobre a importância de preservar as árvores, construindo valores sociais e conhecimentos sobre o meio ambiente. “Todas as mudas plantadas seguem as normas estabelecidas em critérios técnicos definidos pelo Plano Diretor do município, transformando esses locais em mais opções de lazer e de contemplação da natureza à disposição da população”, afirma.

Thiago Itacaramby
Analista de Comunicação | Communication Analyst

Temple Comunicação