Sesc Pantanal recebe honraria por ações durante os incêndios florestais em 2020

0
166

O Polo Socioambiental Sesc Pantanal recebeu nesta quarta-feira (11/8) a Medalha Mérito Engenheiro Domingos Iglesias Valério, concedida pelo governador do Estado de Mato Grosso, Mauro Mendes. Personalidades civis e militares foram homenageados, pelos relevantes serviços prestados ao Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, entre eles representantes de instituições que atuaram durante os incêndios florestais no Pantanal, em 2020.

Além da superintendente do Polo Socioambiental Sesc Pantanal, Christiane Caetano, também foram agraciados pela atuação no combate aos incêndios o presidente do Sindicato Rural de Poconé – MT, Raul Santos Costa Neto, o coordenador de Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC), José Antônio dos Santos Filho e a Tenente Coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso, Jusciery Rodrigues Marques. O secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho Junior, estava presente na cerimônia.

De acordo com o secretário-adjunto de proteção e Defesa Civil do Estado de Mato Grosso, César Brum, o destaque nesta edição foi para pessoas que contribuíram para minimizar o impacto dos incêndios na fauna, flora e saúde das pessoas.

“É o caso do Sesc Pantanal que teve atuação fundamental no apoio aos órgãos de segurança e Defesa Civil para debelar os incêndios no Pantanal mato-grossense. Esse apoio, como um grande sistema de proteção e defesa conjunto, motivou indicarmos os homenageados ao governador para a concessão da medalha, entregue sempre no dia 11 de agosto, data natalícia do saudoso Doutor Iglesias. Parabéns a todos os agraciados”, conclui.

Para a superintendente do Polo Socioambiental Sesc Pantanal, Christiane Caetano, a medalha é o reconhecimento do trabalho feito pelos brigadistas e funcionários da instituição. “Todos os funcionários estiveram envolvidos no trabalho de combate aos incêndios em 2020, desde brigadistas e guarda-parques, que estavam na linha de frente, aos funcionários que dão suporte para toda a estrutura poder ser utilizada. Essa medalha, portanto, é de todos nós e também demonstra a importância da união de cada um que faz parte do Pantanal”, completa.

A medalha

A Medalha Mérito Engenheiro Domingos Iglesias Valério é destinada a agraciar militares e civis, brasileiros ou estrangeiros, organizações militares e civis nacionais ou estrangeiras, que tenham prestado serviços relevantes ao Sistema de Proteção e Defesa Civil.

Recentemente, o Decreto nº 593 de 11/08/2020 criou, redefiniu e atualizou a legislação da medalha da Defesa Civil, passando a denominá-la Medalha Mérito Engenheiro Domingos Iglesias Valério, em homenagem ao criador da Defesa Civil Estadual em 06 de fevereiro de 1973, que também é designado como o Patrono da Defesa Civil Estadual.

Fonte: https://www.sescpantanal.com.br/