TEMPO MAIS SECO;Capital amanhece 10 graus mais fria e surpreende. Início do inverno acende cuidados com queimadas e saúde

0
36

Khayo Ribeiro khayo@gazetadigital.com.br Luiz Leite

Com a chegada do inverno, que teve início na terça-feira (21), devem ser acesos os alertas de cuidados com as ocorrências de queimadas e a saúde humana. Isso porque a estação é marcada pelo predomínio de um clima mais seco.

Ao portal, o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologista, Olívio Bahia, apontou que o inverno registra o período de grande amplitude na temperatura, o que faz com que as noites e manhãs sejam frescas e as tardes quentes.

Neste período, predomina o tempo seco e é comum uma queda significativa na umidade relativa do ar. Estes fatores, conforme destacado pelo meteorologista, levantam alertas sobre os cuidados com o meio ambiente.

“É uma temporada de ar muito seco, principalmente na região Centro-Oeste do país, que é onde Mato Grosso está localizado. Neste período, o risco de queimadas é aumentado”, apontou.

Enquanto os cuidados com o meio ambiente devem receber atenção redobrada, a atenção com a saúde também não fica para trás. Isso porque no inverno, também por conta do clima seco, sobem os casos de doenças respiratórias.

“De longe as infecções respiratórias são as doenças que mais lotam os consultórios neste período”, disse o médico alergista e imunologista Juliano Philippi à reportagem.

Conforme o profissional, o uso de umidificadores de ar é recomendado neste período. Contudo, ressalta que os aparelhos não podem ficar próximos às vias aéreas, pelo risco de as gotículas de ar carregarem germes para os canais respiratórios.

Dentre as principais recomendações do médico para a temporada está o aumento do consumo médio de líquidos, que promove a hidratação do corpo.

Capital amanhece 10 graus mais fria e surpreende

Apesar do vento frio e da trégua no calor, não há previsão de chuva.

A capital mato-grossense surpreendeu os cuiabanos e amanheceu 10 graus mais fria neste domingo (26). No início da manhã, marcava 16ºC e não a costumeira média de 25ºC.

A virada no tempo começou por volta de 20h de sábado (25), com vento frio, que foi derrubando a temperatura a cada hora. Na madrugada, a frio foi se intensificando.

Hoje a temperatura não passa dos 28ºC e o clima mais ameno continua nessa segunda-feira (27), com mínima de 15ºC.

Apesar do vento frio e da trégua no calor registrado semana passada, não há previsão de chuva. Portanto, com o clima seco, é preciso redobrar os cuidados com a saúde, especialmente de idosos e crianças.

Muita hidratação!