Transbordamento de barragem arrasta uma vítima em MG

0
154

Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa que passava pelo local desceu do carro e foi atingida; ela teve ferimentos leves

O Corpo de Bombeiros confirmou, na tarde deste sábado (8), que uma pessoa foi arrastada pela água após o sistema de contenção de chuvas da barragem que pertence à Mina de Pau Branco, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, romper. A vítima foi socorrida e não se feriu gravemente.

Segundo o coronel Edgard Estevo, seis casas precisaram ser evacuadas. O assessor de comunicação da PRF (Polícia Rodoviária Federal), Aristídes Júnior, disse não há previsão de liberação na BR-040.

O porta-voz do Corpo de Bombeiros, Pedro Aihara, informou que o maciço da barragem está íntegro e não há danos na estrutura do local. O militar afirmou ainda que não há vítimas e que nenhuma comunidade está em risco, eliminando a necessidade de evacuação.

Por meio de nota, a Vallourec informou que “não houve rompimento de barragem em sua unidade Mineração. Em função das chuvas excessivas dos últimos dias, houve um carreamento de material sólido da pilha Cachoeirinha para o Dique Lisa, localizado em Nova Lima, ocasionando o transbordamento desse dique, que fica próximo à BR 040”. A empresa disse ainda que já acionou os órgãos competentes e está trabalhando com as autoridades para minimizar os transtornos ocorridos.

Já a Prefeitura de Nova Lima afirmou que apura o grau do impacto ambiental gerado. A administração municipal ainda informou que “vai autuar a empresa por crime ambiental e exigir, ao lado do governo estadual, o cumprimento do Plano de Recuperação da Áreas Degradadas, já que o monitoramento, acompanhamento e licenciamento ambiental de mineração são atribuições de competência do Estado”.

Fonte: https://noticias.r7.com/minas-gerais/