26 C
Cuiabá
terça-feira, 16 de agosto de 2022, 21:15
blink
d2dbabab-f2ca-44ee-af0a-0b18093fbc61
Banner (1)
Banner Pref Poc
Banner Camara Poc Mai 2022
970x100
Vacinação - Banner Internet_970x90
BannerSite_0800_AegeaMT_970x90px_Poconé
Início Destaques Turistas marcaram presença na tradicional Cavalhada de Poconé

Turistas marcaram presença na tradicional Cavalhada de Poconé

0
87

A Secretaria de Estado Adjunta de Turismo (Seadtur) registrou a presença de grupos turísticos que prestigiaram a tradicional Cavalhada de Poconé, no domingo (26.06). A apresentação que relata a dramatização da batalha entre Mouros e Cristãos em busca do resgate de uma rainha, acontece anualmente no mês de junho, e este ano, marcou a retomada de turismo na atração cultural, após dois anos de pandemia.

Atualmente, Poconé faz parte dos 82 municípios que compõem as 15 regiões mato-grossenses do Mapa do Turismo Brasileiro e, recentemente, o Governo de Mato Grosso executou uma série de investimentos na infraestrutura para facilitar o acesso aos turistas.

Pela primeira vez na região do Pantanal, Marli Dresch, de Foz do Iguaçu do Estado de Paraná, conferiu a atração em Poconé com um grupo de cerca de 20 pessoas. Ela conta que, entre as várias opções de passeios ofertadas pelo seu plano de viagem, escolheu conhecer de perto a Cavalhada Poconeana.

“Nós nunca vimos algo assim, não conhecíamos o evento, estão, escolhemos vir aqui. Lá em Foz nós quase não temos esse tipo de coisa, gostamos muito da organização e de como a cerimônia é conduzida e, principalmente, das dedicatórias que os cavalheiros fazem ao público”, ressaltou a turista.

Além de visitantes de outros estados, Poconé também recebeu turistas locais, como a cuiabana Bruna Cardoso, apesar de morar no mesmo Estado do tradicional evento, nunca havia acompanhado a disputa.

“Sempre tive vontade de conhecer, mas até hoje não havia encontrado uma oportunidade. E, apesar de ter achado o evento muito interessante, é a história por trás da apresentação que mais me chamou a atenção, ver como toda a tradição se mantém viva, passando de geração a geração, é algo único que não é encontrado em qualquer lugar”, contou a mato-grossense.

“Ver o turismo voltando a crescer no Estado é muito importante para voltarmos a nos recuperar após tanto tempo convivendo com as limitações impostas pela pandemia. O evento em Poconé, que aconteceu neste fim de semana, é a demonstração de como nosso Estado é diverso, tanto culturalmente e, consequentemente, uma grande potência para o turismo”, afirmou Jefferson Moreno.

Investimentos

As obras realizadas Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Seadtur na região do Pantanal, impactam e fomentam positivamente o turismo regional, um dos investimentos é a recuperação de parte da Rodovia MT-060, que interliga os municípios de Nossa Senhora do Livramento a Poconé. As substituições de 35 pontes de madeiras, na região Transpantaneira, por pontes mistas de aço e concreto também fazem parte do pacote para levar infraestrutura a região.

(Texto sob a supervisão da jornalista Greyce Lima)